As gestantes que fazem o pré-natal na unidade de saúde Concórdia, no Pinheirinho, tiveram uma tarde especial com direito a escalda pés, massagem, maquiagem, lanche e uma sessão de ensaio fotográfico, com muitos mimos e até figurinos exclusivos.
A ação faz parte do projeto “Retratos com Amor”, idealizado pela técnica da área de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Zilda Wardzinski, de 49 anos. Ela fez as fotos de forma voluntária.
“Eu comecei a fotografar há cerca de dez anos e virou meu hobby. Há oito anos, fiz um curso de fotografia no Centro Europeu. E, em 2019, eu passei a pensar neste projeto. Mas aí, logo em seguida, veio a pandemia e tive que adiar”, relembra Zilda.
Mas, na quarta-feira (22/01), Zilda conseguiu realizar a primeira sessão do “Retratos com Amor”, com o apoio de cerca de 40 pessoas, entre membros da equipe da unidade de saúde Concórdia e outros parceiros, que também foram voluntários e ajudaram a cuidar de cada detalhe.
“A equipe toda ficou bem emocionada. Fizemos tudo com muito carinho”, contou a chefe da unidade Concórdia, Sandra Mara Nunes Vicente de Paula. “Esse tipo de ação melhora a autoestima da gestante em um momento em que elas estão passando por muitas mudanças corporais. Também aumenta o vínculo mãe-bebê e da gestante com a equipe da unidade. Estreitamos laços e as gestantes se sentem cuidadas”, completou.
Jaqueline Mendes, de 36 anos e grávida de 23 semanas no dia em que as fotos foram feitas, descreveu o momento com alegria. “Me senti cuidada, querida. Foi muito gostoso”, afirmou.
Amanda Derenevicz, de 23 anos e grávida de 30 semanas na ocasião, também adorou a experiência. “Eu nunca tinha feito um ensaio fotográfico. Eu amei. A autoestima da gente aumenta. Estou ansiosa para ver as fotos”, contou.
Com 38 semanas de gestação no dia dos cliques, Ariana Hecker, 25 anos, foi uma primeiras a posar e garantir o registro da doce espera por Lavínia . “Na minha primeira gestação, da Sara (3 anos), eu fiz ensaio fotográfico. Mas agora eu não teria condições de fazer. Então, este foi uma ótima oportunidade de ter este momento único, que eu vou guardar para sempre”, declarou emocionada.
Objetivo atingido, segundo Zilda. “O objetivo do projeto é justamente esse: ser uma forma de eternizar esse momento mãe e filho, com ele ainda no ventre”.