Além de deixar a população no escuro, o furto de cabos de energia gerou neste ano um prejuízo de cerca de R$ 50 mil aos cofres públicos. Desde janeiro, foram furtados cinco mil metros de cabos do sistema que leva a luz para vias, parques e praças de Curitiba. Os dados são do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Na madrugada desta quarta-feira (16/10) um homem de 26 anos foi preso por guardas municipais após ser flagrado enquanto furtava fios de cobre na Rua Senador Alencar Guimarães, no Centro.
"Desperdiçamos dinheiro e tempo consertando os danos causados por bandidos, enquanto poderíamos estar trabalhando ainda mais na melhoria do sistema de iluminação pública da cidade", lamenta Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação.
Manutenção de semáforos
Além do prejuízo no sistema de iluminação de ruas e praças, desde janeiro foram gastos mais R$ 164 mil entre reposição e manutenção de materiais furtados de semáforos pela cidade. O estrago nos semáforos também causa risco de acidentes durante o tempo em que os equipamentos ficam sem funcionar.
Novo caso
Um rapaz de 26 anos foi preso por guardas municipais após ser flagrado enquanto furtava fios de cobre na Rua Senador Alencar Guimarães. A ocorrência foi atendida na madrugada desta quarta-feira (16/10), após a equipe de plantão do Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO) perceber que a rua estava sem luz.
De acordo com os guardas que estavam fazendo a ronda, o suspeito estava agachado mexendo na caixa de fiação elétrica. Ao perceber a aproximação dos guardas, ele tentou disfarçar e sentou num local próximo.
Um alicate foi encontrado embaixo do moletom que ele vestia. Na mochila, os guardas encontraram outro alicate e aproximadamente 70 centímetros de cabo de energia. O homem foi levado à Central de Flagrantes da Polícia Civil para os encaminhamentos necessários.
Tentou de novo
Dois meses atrás, o mesmo suspeito havia sido preso pela Guarda Municipal pela tentativa de praticar o mesmo crime. Na ocasião, ele foi visto em atitude suspeita ao tentar abrir a caixa de energia ao lado da estação-tubo Passeio Público. Os guardas encontraram com ele três rolos de fios de cobre (o equivalente a 20 quilos), uma bolsa com alicate e uma chave de fenda.
O homem tem, pelo menos, outros dois antecedentes criminais por furto, além de já ter respondido na Justiça por crimes como ameaça, lesão corporal e dano qualificado.