Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Avanço

Fundo Municipal do Esporte é sancionado para Curitiba dar um salto na captação de recursos

Prefeito em exercício, Marcelo Fachinello com o secretário do Esporte, Carlos Eduardo Pijak Jr, vereadores e demais autoridades, sanciona a lei que cria o fundo Municipal do Esporte e Lazer. Curitiba, 06/09/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Depois de ser aprovada na Câmara Municipal de Curitiba, a lei que institui a criação do Fundo Municipal de Esporte e Lazer de Curitiba (FMEL) foi sancionada pelo prefeito em exercício Marcelo Fachinello, nesta quarta-feira (6/9). A medida estrutura a operação financeira do Sistema Municipal de Esporte e Lazer, deixando a cidade pronta para a nova Lei Geral do Esporte, do governo federal.

Com o novo fundo, as atividades da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) terão, além do orçamento, a possibilidade de captar recursos de 22 fontes diferentes, incluindo repasses de loterias, patrocínios, cobranças de inscrições, exploração de publicidade, emendas parlamentares, transferências federais e estaduais.

A nova ferramenta de gestão será administrada pela Smelj, que prestará contas ao Conselho Municipal de Esporte. Os recursos poderão ser usados em projetos da iniciação e formação esportiva até naqueles destinados a esportistas de alto rendimento, fortalecendo atletas curitibanos nacional e internacionalmente.

“Esse fundo será o principal instrumento de financiamento das políticas públicas que serão aplicadas pela Smelj daqui para frente. É com muito entusiasmo e satisfação que sanciono esta leia que irá complementar todo o trabalho que o prefeito Rafael Greca imaginou para o esporte e lazer de Curitiba”, afirmou Fachinello.

Para o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr, Curitiba dá um passo grande para se concretizar como a capital nacional de esporte, já que agora terá a possibilidade de receber ainda mais recursos e proporcionar maior qualidade a todos os serviços oferecidos pela Smelj.

“Chegou a hora não apenas de sonhar, chegou a hora do fundo municipal que vai no possibilitar deixar legados, o esporte como uma política social”, disse Pijak.

Em nome da Câmara Municipal, o vereador Pier Petruzziello afirmou que Curitiba começa uma nova história com a ajuda dos 37 vereadores.

“O novo Fundo Municipal do Esporte foi amplamente estudado e analisado por nós, vereadores. Com essa nova ferramenta, Curitiba, através do esporte, vai ampliar projetos e políticas públicas, transformando vidas e proporcionando qualidade de treinamento ainda melhor”, disse Petruzziello.

Presenças

Participaram da cerimônia de sanção o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal da Educação, Maria Silva Bacila; o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Waumir Mota Campo; o diretor de Fomento da Secretaria Estadual de Esporte, Cézio Prado; o secretário municipal para Assuntos Metropolitanos, Leverci Silveira; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro; os dez administradores regionais de Curitiba; vereadores e representantes de entidades e clubes esportivos.  

Em alta