A Fundação Cultural de Curitiba está marcando presença na Expo Educação 2024, que começou nesta terça-feira (21/5), na capital paranaense. O evento no Parque de Exposições do Barigui se estende até sexta-feira (24/5) e será uma vitrine para as iniciativas culturais e educativas da cidade, reunindo participantes de várias partes do Brasil e do exterior.
A Expo Educação, feira interativa promovida pela Secretaria Municipal da Educação, integra a programação do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras. O evento conta com a participação de 136 cidades de 12 países, com cerca de 400 inscritos da Finlândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Bélgica, Letônia, Porto Rico, México e Polônia. Entre os municípios brasileiros estão São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Passo Fundo (RS) e Londrina (PR), entre outros.
Talentos curitibanos
Artistas curitibanos estão no palco do evento, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer um pouco da música produzida na cidade e, para quem é de fora do país, os ritmos da Música Popular Brasileira (MPB). A programação artística é diversificada, com apresentações todos os dias, de manhã e à tarde, em um palco especialmente montado para isso.
O tradicional grupo curitibano Choro e Seresta abriu as apresentações nesta terça-feira. À tarde, foi a vez da dupla André Ribas (acordeom) e Vina Lacerda (pandeiro) mostrar seu talento. A semana ainda contará com performances de Daniel Migliavacca, Gustavo Moro, Trio Armorial, Danei Monteless, Banda Lyra Curitiba e o Regional do Choro com João Egashira e Julião Boêmio, que fecharão as apresentações na sexta-feira (24/5).
Além das apresentações musicais, a Fundação Cultural está presente também com um espaço de leitura acolhedor, com tapetes, puffs e almofadas onde estão livros patrocinados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura para distribuição ou consulta, incluindo um exemplar do livro “Paranismo”.
A professora da rede municipal de educação de Curitiba Edite Carla Soldera encontrou no estande da FCC um livro sobre a fundação de Santa Felicidade, e já levou para mostrar aos alunos. “Gostei muito do estande, peguei um livro super interessante sobre o patrimônio cultural de Santa Felicidade e achei fascinante, acho que dá para trabalhar com a criançada” comentou Edite.
A programação do estande traz também mediadores de Leitura que apresentarão o aplicativo Curitiba Lê Digital e realizarão breves leituras para o público. Na quinta (23/5), uma prática de gravura será oferecida pela equipe do Museu da Gravura e, das 15h às 18h, estão programadas visitas técnicas ao Memorial Paranista e ao Cine Passeio. Essas visitas são destinadas a grupos pré-definidos de participantes inscritos no Congresso.
A Gibiteca de Curitiba participa do evento apresentando suas ações voltadas ao autismo, destacando a importância da inclusão e da acessibilidade cultural. Programas como Ação Educativa, Curitiba Lê e a Escola de Patrimônio também serão apresentados.
No primeiro dia da Expo Educação 2024, diversos congressistas passaram pelo estande da FCC, como Adriana Biason, gerente do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação da Prefeitura de Londrina. A congressista se encantou pela proposta do evento, e acha de extrema importância a presença da cultura em um congresso sobre educação.
“Os espaços formativos não se reduzem só à escola e eventos como esse, que potencializam essa ideia de que a cidade absorve e assume o papel de educadora, seja pelo viés da cultura e da arte, é muito importante” comentou Adriana.
O evento é realizado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio da Aprende Brasil, Arlequim e Compass, e apoio do Museu Oscar Niemeyer (MON), Sanepar e Curitiba Convention e Visitors Bureau.