Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
A partir deste sábado

Fundação Cultural abre espaço para novos autores na cena literária de Curitiba

Em “Café da manhã com arranha-céus”, Daniele Rosa reúne 28 poemas de diferentes fases de sua criação literária, com forte influência da poesia marginal dos anos 70 e da poesia feminista. Foto: Divulgação

Durante os meses de outubro e novembro, a Fundação Cultural de Curitiba promove o lançamento de sete livros de autores iniciantes que entram para a cena literária com crônicas, poemas, poesias, contos e narrativas infantis. Os dois primeiros lançamentos, "Uns e Outros", de Ricardo Carneiro, e "Café da Manhã com Arranha-céus", de Daniele Rosa, acontecem neste sábado (21/10).

As obras foram selecionadas por meio do edital Literatura – Publicações, do Fundo Municipal da Cultura, voltado a incentivar a produção literária e a formação de novos autores. Nas próximas semanas serão lançados também os livros “Mesmo se a tempestade chegar”, “A boca e outros mistérios”, “Chão Brasil”, “Entretanto, entre tantas” e “Detetive de Quintal”.

As histórias escolhidas trazem ao público, impressas e em e-book, narrativas para todos os gostos e idades. Além do lançamento dos livros, acontecerá também uma oficina de Análise Literária e Escrita Criativa com Lucas Ricardo, autor do livro contemplado pelo edital “A boca e outros mistérios”. 

Uns e outros

Escrito e ilustrado por Ricardo Carneiro, o livro infantojuvenil “Uns e outros” conta a história de dois personagens egoístas, ciumentos e autoritários que não admitem ser contrariados. Suas atitudes, chapéus, sapatos e roupas representam uma metáfora do do ridículo das disputas pelo poder. 

“Uns e outros” é o primeiro livro de Ricardo Carneiro como autor da história e das ilustrações. Nascido no Rio de Janeiro em 1955, Ricardo desenha todos os dias em qualquer pedaço de papel que esteja disponível e já ilustrou vários livros de outros autores. 

O lançamento do livro, na Casa da Leitura Hilda Hilst, às 15h, terá uma contação de história com Samuel Rodrigues Teixeira e uma roda de conversa com o autor, ambos com tradução simultânea em libras. A entrada é gratuita.

Café da manhã com arranha-céus

Em “Café da manhã com arranha-céus”, Daniele Rosa reúne 28 poemas de diferentes fases de sua criação literária, com forte influência da poesia marginal dos anos 70 e da poesia feminista. Além de escritora, Daniele é também mediadora de leitura, o que influencia em seu modo de fazer literatura.

O lançamento do livro será no Mirante Marumbi (terraço do Memorial de Curitiba), onde acontecerá um bate-papo com a autora e mediação da crítica literária Emanuela Siqueira. Haverá tradução simultânea em libras. O evento conta também com sessão de autógrafos e distribuição gratuita de exemplares.

Oficina literária

Em quatro encontros, Lucas Ricardo propõe um espaço para autores que buscam exercitar e desenvolver suas técnicas de escrita, sejam iniciantes ou mais experientes. Cada encontro terá como ponto de partida um conto, e em seguida serão realizadas dinâmicas e atividades voltadas para a criação literária. 

A oficina acontece às segundas-feiras, a partir do dia 23, às 19h, pela plataforma Google Meet, com duração de duas horas. As vagas são limitadas e é possível se inscrever gratuitamente através deste link.

Serviço

Lançamento do livro Uns e Outros
Data: sábado (21/10)
Horário: 15h
Local: Casa da Leitura Hilda Hilst (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150 - Cajuru)
Entrada gratuita
Classificação Livre

Lançamento do livro Café da Manhã com Arranha-céus
Data: sábado (21/10)
Horário: 17h
Local: Mirante Marumbi – Terraço do Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, Largo da Ordem)
Entrada gratuita
Classificação Livre

Oficina de Análise Literária e Escrita Criativa com Lucas Ribeiro
Datas: 23/10, 30/10, 6/11 e 13/11 
Horário: 19h
Formato: virtual síncrono via plataforma Google Meet
Inscrições aqui