Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade acolhedora

Frio continua e Prefeitura de Curitiba vai prorrogar a Operação Inverno

Baixas temperaturas continuam e Prefeitura decide prorrogar a Operação Inverno. Foto: Andre Wormsbecker/FAS

Com a previsão de continuidade do frio, a Prefeitura de Curitiba decidiu prorrogar a Operação Inverno 2023, que intensifica o trabalho de abordagem social e acolhimento de pessoas em situação de rua quando a temperatura chega a menos de 8°C na cidade. A ação, que foi lançada em maio e terminaria nesta sexta-feira (15/9), se estenderá até o fim de outubro.

A FAS irá intensificar o trabalho já na noite deste sábado (16/9), quando a mínima em Curitiba será de 10°C, com sensação térmica de 8°C, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Essa é a segunda vez que a ação inverno precisa ser prorrogada devido à persistência das baixas temperaturas, mesmo com o fim do inverno, no próximo dia 23. A outra vez foi no ano passado.

A diretora de Atenção à População em Situação de Rua da Fundação de Ação Social (FAS), Grace Kelly Puchetti, explica que a iniciativa tem o objetivo de proteger a saúde e a vida das pessoas que vivem nas ruas da cidade. “Vamos intensificar a abordagem e o acolhimento sempre que houver temperaturas iguais ou abaixo de 8 graus, reforçando um trabalho que já é executado 24 horas por dia e todos os dias da semana, para que ninguém sofra com o frio.”

Ação neste sábado

Das 18h a 1h, a FAS contará com mais equipes nas ruas de toda a cidade para fazer busca ativa a pessoas que estiverem desprotegidas e para atender aos chamados que chegarem à Central 156.

A partir deste horário, rotineiramente o trabalho é feito pela Central de Encaminhamento Social (CES), que funciona 24 horas. Durante o dia, o trabalho ganha o reforço dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), nas dez regionais da cidade.

Atualmente, a FAS conta com 1.561 vagas de acolhimento, distribuídas em 30 unidades, oficiais e parceiras.

Cuidado especial

Pessoas em situação de rua que apresentam problemas de saúde recebem atendimento especializado da FAS, com monitoramento constante por parte das equipes e encaminhamento para unidades de saúde do município, quando necessário.

A FAS também garante o transporte dos animais de estimação das pessoas em situação de rua. Para isso, as equipes contam com as kombis equipadas com caixas de transporte para animais de médio porte. Os animais são acolhidos na Praça Solidariedade, que possui canil.

Central 156

A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.

Em alta