Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança viária

Fresagem descontínua e asfalto borracha garantem qualidade e rapidez na manutenção de vias

Ampliadas, equipes de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal trabalham na recuperação do pavimento de vias em toda a cidade. Foto: Divulgação/SGM

A superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) reforçou os serviços de recomposição do pavimento de importantes vias da cidade com a contratação de novas equipes e aplicação de técnicas diferenciadas de fresagem e recape.

“Curitiba tem melhorado continuamente os processos de manutenção urbana, sempre com vistas à qualidade e agilidade nos serviços prestados à população. Para melhorar a circulação com segurança, o pavimento de diversas vias tem sido substituído por asfalto com base reciclada, melhorando a mobilidade nos bairros e nas regiões de grande fluxo”, afirma o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.

Foram iniciados na última terça-feira e seguem em andamento os trabalhos de fresa total e recape, com asfalto borracha, na Rua Augusto Stellfeld, no trecho de cerca de 1,6 Km, entre as Ruas Ébano Pereira, no Centro, e Capitão Souza Franco, no Bigorrilho. O chamado asfalto borracha utiliza pneus descartados na composição da massa asfáltica, sendo considerada uma modalidade sustentável de recuperação de pavimentos. A previsão é que a realização dos trabalhos na Augusto Stellfeld leve duas semanas até a conclusão.

Trechos de outras vias importantes também receberam os serviços de fresagem descontínua, que é executada para a recuperação de pavimentos desgastados de maneira preventiva, antecipando a necessidade de operações tapa-buraco. Entre as ruas com trechos de pavimento recuperados estão a Ubaldino do Amaral, Senador Xavier da Silva, Augusto Stresser, Benjamin Constant, Conselheiro Laurindo, João Negrão, Miguel Fiori, Ângela Giugliano Meschino, Manife Tacla, Vergílio Carneiro Martins, Bernardo Mann, Pastor Antônio Polito, João Batista Zagonel Passos, Irineu Prevedelo e Albino Kutzek.

“Contratamos novas equipes e estamos utilizando novos métodos para suprir uma lacuna de serviços necessários entre as tradicionais operações tapa-buraco e intervenções maiores, como reciclagem e fresagem total do pavimento”, observa o superintendente de Manutenção Urbana da SGM, João Vidal Filho.

Próximas contratações

Com os serviços coordenados pela SGM, Curitiba passa a contar com mais modalidades de intervenções em pavimentos, como parte dos serviços de manutenção de vias públicas. Os trabalhos vão desde o revestimento primário, passando por pequenas operações tapa-buraco, reciclagem dos pavimentos e recapes asfálticos por meio de fresagem.

Para ter condições de executar serviços em todos os tipos de revestimento de pavimentos que existem na cidade, a Superintendência de Manutenção Urbana está preparando para o segundo semestre contratações de outros serviços para manutenção de revestimentos em concreto, principalmente em canaletas de transporte coletivo, e ainda em paralelepípedo, com intervenções a serem feitas em vias da região central da cidade.

Em alta