Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Em andamento

Fórum Internacional em Curitiba promove diálogo e cooperação para enfrentar desafios das Políticas Sobre Drogas

O vice-prefeito Eduardo Pimentel e demais autoridades, participou da abertura do III Fórum Internacional de Política sobre Drogas de Curitiba, no Salão de Atos do Parque Barigui. Curitiba, 13/06/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

Na manhã desta quinta-feira (13/6), teve início o terceiro Fórum Internacional de Políticas Sobre Drogas, realizado no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba. O evento, que reúne especialistas e representantes de diversas esferas públicas internacionais, nacionais, estaduais e municipais, ocorre nos dias 13 e 14 de junho e aborda o tema central "A importância da responsabilidade compartilhada na Política Sobre Drogas".

Durante a cerimônia de abertura, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou toda a rede de atenção e assistência ofertada pela Prefeitura de Curitiba, que atua na prevenção e no combate às drogas, bem como no tratamento e reinserção social dos dependentes químicos.

"A discussão das políticas sobre drogas é transversal e intersetorial, envolvendo saúde, assistência social, educação e todas as áreas do poder público. É assim que temos que trabalhar. E, principalmente, envolve a sociedade civil organizada, as associações, comunidades terapêuticas e igrejas, que realizam um trabalho fundamental de apoio ao poder público. Juntos, vamos continuar transformando e salvando vidas", disse o vice-prefeito.

Também durante a abertura, Eduardo Pimentel elogiou a apresentação cultural de hip hop realizada pelas crianças atendidas pela organização Vida Promoção Social, localizada na Cidade Industrial de Curitiba. “Com cultura e esporte, podemos mudar a vida das pessoas e dar oportunidades às nossas crianças”, reforçou Pimentel.

Fórum

Promovido pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, o Departamento de Política Sobre Drogas e o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), o evento busca promover o diálogo e a cooperação entre diferentes setores da sociedade e países, visando estratégias mais eficazes para enfrentar os desafios associados às políticas sobre drogas.

“Ao final do evento, teremos gerado uma egrégora, uma construção coletiva capaz de mudar a realidade dos nossos municípios. Vamos oferecer a vocês o melhor do que se tem na prevenção e na repressão do uso indiscriminado de entorpecentes”, disse o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, ao comentar sobre os dois dias de evento.

Thiago Ferro, diretor do Departamento de Políticas Sobre Drogas de Curitiba, destacou a temática do fórum, que aborda justamente a articulação entre diferentes atores. “Tudo o que avançamos em Curitiba até hoje é porque temos responsabilidade compartilhada. Todos trabalhando com o propósito de buscar soluções para uma política tão difícil e muitas vezes incompreendida”, disse Ferro. Ele completou: "Estamos propagando boas ações e atitudes para todo o Brasil e para o mundo."

O evento reúne diversas autoridades e especialistas de renome, tanto de órgãos governamentais quanto de organizações não governamentais, com atuação em âmbito nacional e internacional. Além dos representantes brasileiros, o fórum conta com participantes da Alemanha, Espanha, Colômbia, Chile, Uruguai e Estados Unidos, bem como representantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O evento segue até esta sexta-feira (14/6). As incrições podem ser feitas AQUI. 

Presenças

Participaram da abertura o secretário de Estado da Saúde, César Neves; o cônsul honorário da Rússia, Acef Said; representando o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, o promotor Diogo de Assis Russo; representando o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o analista de prevenção do uso de drogas Caio Henrique de Mendonça Chaves Incrocci; representando o deputado federal Diego Garcia, o assessor Hever Linhares; representando o Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas, José Augusto Soavinski; representando a controladoria-geral do município de Curitiba, a superintendente executiva Eliane Regina Titon; o vice-presidente do Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná (Comep), Cícero Bezerra; a secretária municipal de Saúde, Beatriz Battistella; a presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak; os vereadores Osias Moraes, João da 5 Irmãos, Ezequias Barros, Noemia Rocha e Mauro Bobato; o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior; a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella; o superintendente executivo de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto; e os administradores regionais Marcelo Ferraz Cesar (Tatuquara), Janaína Lopes Gehr (Boa Vista), Narciso Doro Júnior (Cajuru), Reinaldo Boaron (Pinheirinho) e Gerson Gunha (Fazendinha/Portão).