Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Intercâmbio

Fórum de secretários debate gestão inovadora e responsabilidade fiscal nas cidades

Fórum de Secretários debate gestão inovadora e responsabilidade fiscal nas cidades. Foto: Divulgação

 

Secretários de Administração das capitais de todo o Brasil se reuniram em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para a 76º edição do Fonac - Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais. No encontro, realizado nesta semana, foram debatidos temas relacionados a compras públicas, responsabilidade fiscal, gestão inovadora e tecnologia no serviço público.

O secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Curitiba, Alexandre Jarschel de Oliveira, é presidente do Fonac e participou do evento. “Foi uma programação de altíssimo nível técnico. A Prefeitura de Curitiba tem muito a contribuir ao debate de inovação no serviço público, e o intercâmbio com outros municípios é importante para continuarmos avançando”, explicou.

O evento também contou com palestras do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e dos secretários de Administração de Porto Alegre e Cuiabá. Dentre as temáticas, foi abordada a nova lei de licitações, a implantação da previdência complementar nos municípios e outros assuntos que se relacionam à administração pública.

Administração em Curitiba

Em 2021, Curitiba foi eleita a cidade com mais de 100 mil habitantes mais transparente de todo o Paraná, de acordo com um levantamento realizado pelo Índice de Transparência da Administração Pública 2021 (ITP 2021). Esta conquista é resultado das estratégias de gestão inovadora adotadas pela Smap ao longo dos últimos anos.

Além disso, com o uso do Sistema Único de Protocolo (SUP) para tramitação de processos eletrônicos na administração pública, a Prefeitura de Curitiba reduziu o consumo de 5,6 milhões de folhas de papel, quando comparadas a 2019. O uso do SUP garante mais agilidade na circulação de documentos e mais transparência à gestão pública.

LEIA MAIS