Diretores e vice-diretores de mais de 400 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) se reuniram nesta terça-feira (14/3) no Salão de Atos do Parque Barigui para o Fórum de Gestores, primeiro encontro do ano entre lideranças das unidades educacionais e as equipes técnicas da Secretaria Municipal da Educação.
A reunião aborda os resultados dos anos anteriores e as metas para o ano atual, além de tratar de questões administrativas das áreas de logística, como alimentação e transporte, pedagógicos, financeiros, recursos humanos, obras e manutenção.
Ao longo do ano, serão realizados mais dez encontros. Um dos principais assuntos foi o Programa de Recomposição da Aprendizagem dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino (Praer), lançado em agosto do ano passado, com o objetivo de construir diferentes encaminhamentos para o ensino da língua portuguesa e da matemática.
O Praer traz uma proposta de formação continuada de professores e complementa as ações de retomada de conteúdos do currículo para estudantes do Ensino Fundamental.
“Assim buscamos dinamizar as discussões, assegurando uma administração eficiente e democrática. A escuta das necessidades de cada um é muito importante”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
O diretor da Escola Municipal CEI Expedicionário, Adriano Borecki, destacou a relevância do encontro. “É bem importante esclarecermos diversas questões, para mim o principal foco é a Logística”, disse o diretor.
O superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira, explicou que cada área será abordada de maneira mais detalhada nas próximas reuniões. “É uma construção ao longo do ano”, afirmou Oséias.
“Durante o fórum pensamos juntos o trabalho”, complementou a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira. O Fórum foi realizado em duas partes, pela manhã com os diretores e com os vices no período da tarde.
Também participaram a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich; a diretora de Ensino Fundamental, Simone Zampier, e os chefes dos Núcleos Regionais da Educação das dez regionais.