Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Novos profissionais

Formandos do Liceu de Ofícios de Curitiba aprendem a empreender com Vale do Pinhão

Palestra da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação S/A, sobre Microempreendedor Individual. Curitiba, 22/08/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

Primeiro, eles aprenderam uma nova carreira nos cursos ofertados pelo Liceu de Ofícios e Inovação. Depois, descobriram que podem dar os primeiros passos para serem donos de seus próprios negócios, com o suporte do Vale do Pinhão, por meio dos Espaços Empreendedor de Curitiba.

“Eles” são os 30 formandos e formandas dos cursos de Cuidador de Idosos, Assistente de Cabeleireiro e técnico de Unhas Decoradas ofertados pela Fundação de Ação Social (FAS) na Regional Pinheirinho. Nesta terça-feira (22/8), participaram de uma palestra para conhecer o Microempreendedor Individual (MEI), modalidade de trabalho que permite ao profissional autônomo atuar formalizado.

Na palestra, aprenderam sobre as vantagens e benefícios que os MEIs têm e como é dado o suporte a eles na capital paranaense, por meio do programa Curitiba Empreendedora, que conta com nove Espaços Empreendedor pela cidade, gerenciados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Para alguns, foi a possibilidade de descobrir uma nova modalidade de trabalho, que permite iniciar as atividades na nova profissão sem depender do “sim” de empregadores. Para outros, foi abrir a possibilidade de novos rumos para o futuro, tornando-se dono de sua própria empresa.

Beleza em alta

É o caso de Lúcia Helena do Carmo, 45 anos, que está terminando o curso de Assistente de Cabeleireiro e pretende, até o final do ano, ter um salão de beleza. Ela já tem formação em Estética e diz ter encontrado no Liceu de Ofícios uma forma de ampliar seus conhecimentos na área de Beleza.

“Essa palestra abriu meu olhar sobre como trabalhar no mercado da beleza. Muitas vezes, aprendemos como fazer o trabalho, mas ficamos meio receosos em como colocar em prática e viver da nova profissão. Fiquei bem interessada em me tornar MEI, sabendo que tenho apoio para isso”, disse Lúcia.

Durante a palestra, ela e os demais participantes descobriram que muitos profissionais que atuam no ramo da Beleza e da Estética são microempreendedores individuais. Na verdade, são a categoria com mais MEIs na cidade: mais de 13 mil, apontando que a beleza está permanentemente em alta.

De abrigado a cuidador

Entre os participantes dos cursos e da palestra, havia pessoas acolhidas no Mosteiro Monte Castelo, no Pinheirinho, que atende quem precisa de apoio para enfrentar a dependência de álcool e substâncias psicoativas, e querem voltar a trabalhar e reassumir a autonomia de suas vidas.

Um deles é Fernando Augusto Tozo, 40 anos, que concluiu o curso de Cuidador de Idosos e aguarda animado pela formatura na nova carreira, que considera “a profissão do futuro”, visto que cada vez mais a população está envelhecendo e vai precisar de apoio.

“Sou muito paciente e tenho zelo pelo próximo. Fazendo o curso, vi que realmente é isso que eu pretendo seguir. Foi uma excelente oportunidade para eu me reinventar, aprendendo as técnicas de cuidado, que vou juntar com o que já tenho de qualidade. Hoje, na palestra, vi novos caminhos para gerenciar minha carreira e até começar uma oportunidade de negócio”, disse o cuidador.

Porta de entrada ao MEI

Na palestra, os participantes conheceram vantagens e benefícios em se tornarem MEIs. Também foram apresentados aos Espaços do Empreendedor que, em Curitiba, são a porta de entrada para quem quer se tornar ou já é microempreendedor individual.

“Ofertamos mentorias e consultorias gratuitas, auxiliamos com a emissão da documentação, desde abertura da empresa e das guias de pagamentos das contribuições previdenciárias, orientamos e encaminhamos para ofertar de crédito, ficamos à disposição para esclarecer dúvidas e orientar, para que seus negócios evoluam”, disse a palestrante Simone do Rosário, do programa Curitiba Empreendedora.

Cursos do Liceu

Há novos cursos gratuitos do programa Liceu de Ofícios e Inovação abertos todos os meses nas dez regionais de Curitiba. A idade mínima para alguns cursos é de 14 anos e os interessados podem ter o ensino fundamental incompleto.

O curso de Cuidador de Idosos passou a ser ofertado com o objetivo de atenter uma demanda de mercado. Uma vez certificado, o cuidador pode atuar em clínicas geriátricas, centros-dia, hospitais, residências, casas terapêuticas, spas, clubes e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

O curso de Cabeleireiro Assistente é um dos mais novos criados pelo programa, que oferece uma variedade de capacitações em diversas áreas. Os três cursos são ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O Programa Liceu de Ofícios e Inovação é coordenado pela FAS, em parceria com empresas e instituições. O Programa Curitiba Empreendedora é uma das ações do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação curitibano, gerenciado pela Agência Curitiba para a promoção do empreendedorismo na cidade.