A formação Skate na Escola: Possibilidades Pedagógicas, ofertada pela Secretaria Municipal da Educação para professores e comunidade, desafiou os participantes no equilíbrio e na criatividade.
Nesta quarta-feira (8/6), a segunda aula foi realizada na nova pista da Vila Guaíra, equipamento implantado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
“Gosto de skate desde criança e poder trabalhar com os estudantes é muito legal, a receptividade é grande”, comentou o professor Fabiano Rodrigues de Lima, da Escola Municipal Pró-Morar Barigui (CIC).
Há 16 anos na rede municipal de ensino, Fabiano utiliza o esporte tanto com os estudantes do Fundamental como do pré. “Eles ficam muito empolgados”, disse o professor.
Na Escola CEI Expedicionário, no Novo Mundo, a professora Alessandra Perretto aproveitou a animação das crianças com a atleta Rayssa Leal, a Fadinha, nas Olimpíadas em 2021.
“Eles adoram, às vezes nem programo de usar o skate naquele dia, mas eles pedem. Esta pista é muito boa para fazer a formação”, comentou.
O curso teve também a participação da comunidade, que pode fazer as ações formativas gratuitamente. O universitário Marcos Aurélio Fiorentin, estudante de Marketing, disse que acompanha os cursos ofertados pelo município e sempre aproveita as oportunidades. “Já fiz outros e este de skate me chamou a atenção”, afirmou Marcos.
A Prefeitura incentiva a prática e oferece 34 pistas públicas para os skatistas aperfeiçoarem as manobras. Veja onde ficam.
No currículo
Reconhecido como modalidade olímpica e já com três medalhas conquistadas para o Brasil, em Tóquio 2020, o skate ganhou destaque e popularidade.
Na Escola Municipal Nynpha Peplow (Vista Alegre), por exemplo, o skate é uma prática consolidada. Cada um treina do seu jeito, do básico às manobras mais radicais.
“Nas aulas de Educação Física da rede municipal de ensino, essa prática faz parte do currículo da área, pois integra os eixos Jogos e Brincadeiras e Esportes”, explicou a professora Fabíola Berwanger, do Departamento de Ensino Fundamental.
A professora Vanessa Marfut de Assis, também do Departamento de Ensino Fundamental, esclarece que o objetivo do curso é ampliar os conhecimentos de forma fundamentada.
“Eles aprendem sobre a história do skate, movimentos técnicos e perceberam a importância da persistência, da colaboração, da proteção e da segurança”, esclareceu Vanessa.
Iniciado em maio, o curso conta com a Equipe de Educação Física e com o professor Anderson Brignol, skatista há mais de 15 anos. Formado em Educação Física, dá aulas em vários espaços da cidade.
Participaram mais de cem professores.
Veredas Formativas
O Veredas Formativas, programa de formação profissional da Secretaria Municipal da Educação, ofereceu mais de 326 mil vagas para formação profissional ao longo do ano passado.
Desde 2018, quando foi lançado, o Veredas impulsiona as ações voltadas ao desenvolvimento profissional na rede municipal. A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o programa permite que cada profissional da rede de ensino escolha como fazer a formação continuada.
“O Veredas foi formulado a partir de uma ampla pesquisa, realizada em 2017 com os servidores, para levantar o interesse e as necessidades em relação aos processos de formação profissional. Cada um escolhe seu itinerário, suas trilhas para o desenvolvimento profissional, a partir do olhar pessoal daquilo que é necessário para sua carreira”, disse.
Clique aqui e acesse as ações formativas da Educação.