Com 36 dias de gestão, o prefeito Eduardo Pimentel anunciou, na tarde desta quinta-feira (6/2), o primeiro passo para dar vida nova ao Centro de Curitiba: a assinatura do decreto municipal 593, de criação da Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, que vai discutir e gerenciar a transformação da região central da cidade.
A assinatura foi realizada em ato público, na Praça Generoso Marques, em frente ao Paço da Liberdade, e acompanhada por comerciantes do entorno e pedestres que passavam pela região.
“A Prefeitura lidera esse processo, mas ele é de toda a sociedade. Vamos trabalhar com ações de segurança, fortalecimento do comércio, gastronomia, no turismo, para que o Centro tenha vida de dia e à noite”, disse o prefeito.
Com gabinete no Paço, Eduardo Pimentel anuncia ações para resgate do Centro
Prefeitura de Curitiba renova frota da FAS para ampliar atendimento a pessoas em situação de rua
Região central terá reforço nas ações de limpeza, melhorias na coleta de resíduos e plantio de novas árvores
Corredor Cultural de Curitiba sai do papel com revitalização do Solar do Barão
Obras no Centro começam nas próximas semanas; requalificação de ruas é o ponto de partida
Ações integradas de combate ao crime vão garantir a segurança no Centro de Curitiba
No evento, Eduardo Pimentel apresentou as primeiras medidas do Plano de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba, compromisso de campanha assumido por ele e registrado no Plano de Governo de Curitiba para a gestão 2025/2028.
Ao lado de sua esposa, Paula Mocellin, do vice-governador e presidente da Fecomercio, Darci Piana, e do vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, Eduardo Pimentel agendou a data da primeira reunião da Comissão: 25 de fevereiro, às 9 horas, no Memorial de Curitiba.
A Comissão
A Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba tem o objetivo de discutir e propor projetos e iniciativas para transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e a valorização ambiental da cidade e atuará sob coordenação da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).
Sua composição contempla órgãos públicos da Prefeitura e do Governo do Estado, instituições públicas e privadas e organizações da sociedade civil.
Entre os temas que passarão pelo grupo estão projetos atendimento à população em situação de rua, realização de obras de infraestrutura, o incentivo à moradia no ao Centro, tolerância zero contra o crime; atração de investimentos imobiliários e de novos moradores.
“O desafio é grande, com vários vetores: econômicos, social, relacionamento humano, preservação histórica. O Centro envolve tudo isso e precisa envolver vários braços. Daí a criação desta Comissão, para ser um fórum para a sociedade se manifestar de forma oficial e ser ouvida pela gestão”, disse o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
Para uma imersão completa no compromisso de dar vida nova ao Centro, Martins vai instalar um gabinete estendido da SMDEI nas proximidades do Calçadão da XV.
Âncora
Presenças
Participaram do evento o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira; os deputados estaduais Márcia Huçulak e Fabio Oliveira; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma; vereadores; o secretário do Governo Municipal (SGM), Marcelo Fachinello; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone; o promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, Daniel Pedro Lourenço; secretários municipais e presidentes dos demais órgãos da Prefeitura, servidores e a população que passava pela praça.
Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba
A comissão terá representantes das seguintes instituições:
- Prefeitura: representantes do gabinete do prefeito, das secretarias municipais (Governo Municipal; Desenvolvimento Social e Inovação; Defesa Social e Trânsito; Direitos Humanos; Comunicação Social; Obras Públicas; Planejamento, Finanças e Orçamento; Meio Ambiente; Urbanismo; Mulher e Igualdade Étnico-Racial; Segurança Alimentar e Nutricional; Esporte, Lazer e Juventude; Administração e Tecnologia da Informação), e autoridades municipais (Ippuc, FAS, FCC, Urbs, Curitiba Turismo, Cohab);
- Câmara Municipal de Curitiba (CMC);
- Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e das polícias Militar e Civil;
- Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep);
- Ministério Público do Estado do Paraná;
- Universidade Federal do Paraná (UFPR);
- Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci);
- Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR);
- Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH);
- Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Seccional Paraná (Abrasel/PR);
- Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Paraná (Asbea/PR);
- Associação Comercial do Paraná (ACP);
- Associação dos Permissionários do Mercado Municipal de Curitiba;
- Associação dos Proprietários de Imóveis Históricos e de Interesse de Preservação (APIHIP);
- Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR);
- Associação dos Proprietários de Imobiliárias de Curitiba (ADPI);
- Companhia Paranaense de Energia (Copel);
- Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep/PR);
- Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio);
- Instituto de Engenharia do Paraná (IEP);
- Rede Empresarial Centro Histórico de Curitiba;
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR);
- Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi);
- Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon/PR);
- Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Seha);
- Conselhos Comunitário de Segurança (Consegs) do Centro e do São Francisco;
- Comissão da Feira do Largo da Ordem.