Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Olhar atento para desafios

Força de trabalho feminina na Prefeitura de Curitiba é formada por 21 mil mulheres

Grupo de servidoras que compõem a Fundação de Ação Social, terceira maior área em participação feminina da Prefeitura de Curitiba. Foto: Andre Wormsbecker

Mais de 21 mil mulheres trabalham na Prefeitura de Curitiba. Elas representam quase 80% do total de servidores, considerando o contingente de 26.561 pessoas ou CPF. Parte dos servidores tem duas matrículas, como professores (Docência I e II), médicos e outros profissionais da área de saúde. Considerando o total de matrículas, 23.143 pertencem a mulheres.

Levantamento da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) mostra que existem cinco áreas que, separadamente, têm mais de 60% do total formado por mulheres. Entre as secretarias e órgãos com mais representatividade feminina estão a da Educação, com 95%, Saúde, com 83%, Fundação de Ação Social, com 76%, Comunicação Social, com 64%, e Fundação Cultural, com 61%.

Servidor de carreira, o prefeito Rafael Greca comemora a presença das mulheres na Prefeitura de Curitiba. “Elas sempre estiveram aqui, sempre tiveram um olhar atento para os desafios da Prefeitura e as necessidades da nossa população, buscando as melhores estratégias para os diversos programas e projetos municipais. Temos orgulho dessa característica da nossa equipe”, afirma o prefeito.     

 

Líderes

As mulheres da Prefeitura de Curitiba têm papel importante na gestão dos programas do Município. Atualmente 2.743 ocupam cargos de gerenciamento de equipes ou assessoramento técnico de projetos. Elas representam 60% dos profissionais que ocupam essas funções.

Dentre elas estão as nove secretárias municipais e presidentes de autarquias e fundações, as dez superintendentes, as 61 diretoras, coordenadoras e assessoras das diversas áreas, além das três administradoras regionais.