Estão abertas as inscrições para o Programa Saúde Vocal, que ensina aos servidores da Prefeitura de Curitiba boas práticas e cuidados para a prevenção da qualidade da voz. O evento promovido pelas secretarias de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e da Educação é destinado a todos os profissionais que utilizam a voz como instrumento essencial de trabalho, como professores, orientadores de esporte e lazer e guardas municipais que são instrutores nas escolas.
A palestra acontece no dia 18 de novembro no Complexo Imap Barigui – Salão de Atos (Alameda Ecológica Burle Marx, 650 – Santo Inácio), às 8h30 e às 14h, com 350 vagas em cada horário. No dia 19 de novembro, o Programa Saúde Vocal será sediado na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), às 14h, com 250 vagas disponíveis.
Cuidar da voz é cuidar de si
A fonoaudióloga que está conduzindo o programa do Departamento de Saúde Ocupacional, Milena Siqueira, convida os profissionais da Prefeitura de Curitiba para as atividades. “Com as práticas de autocuidado, não só a voz que melhora, mas o corpo como um todo. Saúde tem que ser vista como a busca de qualidade de vida”, diz.
“O som da nossa voz nos representa. Quando passo a ouvir a minha voz, passo a me ouvir. Cuidar da voz é cuidar de si ”, reforça.
Prevenir é a melhor solução
Durante a palestra, a fonoaudióloga orienta os participantes sobre as práticas de cuidado e prevenção. Para ela, a hidratação é um dos pontos chave para a saúde da voz. “Isso acontece pois diminui o atrito entre as pregas vocais”, afirma.
Outro ponto importante é a prática de exercícios respiratórios. “A força da voz vem da respiração”, pontua. Outros cuidados, como o automonitoramento da voz, importância do sono e a abertura da boca são abordados pela profissional no evento.
Milena explica que, quando os cuidados com a voz não são aplicados, é possível que aconteçam alterações vocais, como nódulos ou calos. “Com dor ao falar, ardor e diminuição da intensidade da voz, a capacidade da pessoa fica prejudicada”, explica. Quando identificadas, os servidores são encaminhados para tratamento especializado, como fonoterapia, exames complementares e microcirurgias.
Novos profissionais
Neste ano, as ações do Programa Saúde Vocal também vão incluir os orientadores de esporte e lazer, que ministram as aulas oferecidas pela Prefeitura de Curitiba através do portal Curitiba em Movimento e os guardas municipais que são instrutores nas escolas.
“Em muitos momentos, eles utilizam a voz em espaços amplos, competindo com ruídos externos. É um desgaste vocal muito grande. Eles também precisam aprender como se prevenir”, pontua.
Serviço
18/11 – 8h30: Complexo Imap Barigui – Salão de Atos (Alameda Ecológica Burle Marx, 650 – Santo Inácio) – 350 vagas disponíveis.
18/11 – 14h: Complexo Imap Barigui – Salão de Atos (Alameda Ecológica Burle Marx, 650 – Santo Inácio) – 350 vagas disponíveis.
19/11 – 14h: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) – 250 vagas disponíveis.