Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
É primavera

Floradas de corticeiras e jacarandás mudam os tons das ruas, praças e parques de Curitiba

A estação da primavera traz a florada dos jacarandás e corticeiras. Na imagem, corticeira na Praça Dezenove de Dezembro. Curitiba, 11/10/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

As ruas, parques e praças de Curitiba estão com cores diferentes. Quem olhar para cima vai perceber as diferentes tonalidades de flores das árvores da arborização pública. A primavera, com temperaturas mais quentes e passarinhos cantando, também traz a floração dos jacarandás, das corticeiras, dos ipês-amarelos e da chuva de ouro.

As corticeiras podem chegar a 35 metros e as flores desabrocham em setembro e continuam durante outubro. Os jacarandás, com suas flores roxas, florescem de agosto a novembro.

O roxo dos jacarandás pode ser visto nos dois lados da Avenida Iguaçu, entre os bairros Rebouças, Batel e Vila Izabel, e também dentro do Passeio Público, o primeiro parque de Curitiba, no Centro. Já as flores vermelhas das corticeiras enfeitam o Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguaçu, e os parques São Lourenço e Barigui, entre outros locais.

Agora é só caminhar pela cidade e fazer belos registros fotográficos. 

A gerente de Parques da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Walquíria Pizatto Lima, explica que os parques são áreas remanescentes de florestas e que também sofreram intervenções paisagísticas da arborização pública da Prefeitura.

“Em todo o ano temos árvores de diferentes espécies e com florações de diversas cores e tonalidades nos parques. Agora na primavera temos no Passeio Público composições de jacarandás e de chuva de ouro, com flores roxas e amarelas”, explicou Walquíria. 

Caminho florido

A hora do almoço e os momentos de folga de Zilda Lopes de Oliveira são de contemplação dos jacarandás na Avenida Iguaçu. Ela trabalha em uma clínica médica na Rua 24 de Maio, bem próxima das árvores das flores roxas. 

“Acho lindas essas flores, todo dia venho aqui apreciar. Essas árvores fazem diferença na rua, fica um caminho mais bonito e aqui sempre é fresco para ficar”, disse Zilda. 

O conforto térmico é um dos benefícios que as árvores trazem ao meio ambiente, além do sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera. Com o desafio 100 mil árvores para Curitiba, a Prefeitura já fez o plantio de 400 mil novas árvores, desde a primavera de 2019. 

O programa também incentiva a população a plantar árvores, com a entrega de mudas nas Ruas da Cidadania. 

Árvore instagramável

Thiago dos Reis, morador de Gramado (RS), parou a bicicleta ao lado da ciclovia do Parque Barigui, na tarde de segunda-feira (9/10), para tirar fotos da imponente corticeira que se destaca na paisagem em meio ao verde do gramado, ao lado do lago e com os prédios ao fundo. 

“É uma árvore bonita, sou fotógrafo e aqui o ângulo ficou muito bom para as fotos e vídeos. Eu estava caminhando e aluguei essa bicicleta para explorar mais o parque, valeu a pena”, contou o turista, que está passando férias em Curitiba.


 

Em alta