Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Leve um livro

Flashmob literário no coração de Curitiba abre o Festival da Palavra nesta quarta

Belvedere, no São Francisco, sede da Academia Paranaense de Letras e um dos espaços que integra a programação do Festival da Palavra de Curitiba. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Nesta quarta-feira (27/9), às 17h, as ruas do centro histórico de Curitiba serão tomadas por leitores. Um flashmob de leitura marcará o início do I Festival da Palavra de Curitiba.

A ação é aberta a pessoas de todas as idades e gostos literários que queiram se unir à celebração da leitura e da cultura.

Para participar do flashmob basta levar seu livro. A concentração será no Belvedere, no São Francisco, sede da Academia Paranaense de Letras e um dos espaços que integra a programação do Festival da Palavra de Curitiba.

  • VEJA AQUI a programação completa do Festival da Palavra.

Durante pouco mais de 30 minutos, as ruas que se estendem do Palácio Belvedere ao Memorial de Curitiba se transformarão em um cenário literário único, onde centenas de pessoas se reunirão para compartilhar a paixão pela leitura. Alguns grupos de leitores já confirmaram presença como o Coletivo Farfalharia, Leitores do Passeio Público, Lavrapalavreiros, Academia Paranaense de Letras e Escola de Escrita.

O conceito de flashmob envolve uma aglomeração instantânea de pessoas em um local previamente combinado para realizar uma ação inusitada. “A ideia é que todos se unam de forma espontânea, tornando o evento uma experiência surpreendente. Os participantes são incentivados a trazerem livros e se entregarem à essa grande celebração literária”, diz Luci Collin, curadora do I Festival da Palavra de Curitiba.

Festival da Palavra

O I Festival da Palavra, organizado pela Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural, é uma celebração cultural que ocorrerá de 27 de setembro a 1º de outubro. Totalmente gratuito, o evento reunirá em cinco dias perto de 150 escritores e escritoras de várias partes do país e de fora, além de curitibanos, para abordar o poder da palavra e dos livros em meio a diversas formas artísticas como dança, música, teatro e ativismo.

O festival oferecerá uma variedade de saraus, oficinas, palestras e debates para enriquecer a experiência dos participantes.