Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Irregularidades em série

Fiscalização de trânsito rende 19 pontos na CNH de motorista

Motorista ganha 19 pontos na CNH após fiscalização. Foto: Divulgação

O proprietário de um caminhão Ford F 350 somou 19 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) após uma fiscalização de trânsito, nesta terça-feira (24/9). Agentes de trânsito inspecionaram o veículo, com pneus carecas e sistema elétrico de iluminação inoperante, na Rua José Naves da Cunha, no bairro Seminário.

A situação configura mau estado de conservação, comprometendo a segurança, como estabelecido no artigo 230, inciso XVIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa grave acarreta multa de R$ 195,23 e cinco pontos. 

Outros sete pontos ao proprietário foram por permitir a condução do veículo a pessoa sem habilitação (artigo 164 do CTB). A infração gravíssima estipula multa no valor de R$ 293,47. 

Além disso, o caminhão estava com licenciamento atrasado desde o ano de 2003: infração de trânsito gravíssima: mais sete pontos e multa (artigo 230, inciso V).

20 pontos na CNH

Vinte é a pontuação máxima permitida ao motorista, no período de um ano. Acima disso, o condutor tem a habilitação suspensa após ser notificado pelo órgão de trânsito e só pode voltar a dirigir após fazer e ser aprovado em curso de reciclagem.