Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Novos servidores

Fiscais aprovados em concurso público tomam posse

Nomeação de fiscais, entrega de documentos de nutricionistas e engenheiros civis. Curitiba, 28/09/2022. Foto: Levy Ferreira/SMCS

 

A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) dá continuidade às nomeações de servidores. Nesta quinta-feira (6/10), fiscais aprovados no concurso público de 2019 tomaram posse na sede da Secretaria, no bairro São Francisco. Eles foram designados para suas atividades nas secretarias do Urbanismo e do Meio Ambiente.

Foram convocados quatro candidatos. Antônio Soberano Junior, de 42 anos, foi um deles. O curitibano que morava em São Luís, no Maranhão, voltou há alguns meses, quando a mulher dele, Caroline, que também fez o concurso da Prefeitura de Curitiba, foi nomeada. “Ela é a concurseira do casal e acabou me incentivando. Eu fiz por acaso e estou animado com a nova fase que vamos viver em Curitiba, minha cidade”, comentou.

O jovem Guilherme Souza, de 20 anos, também comemorou a convocação. “Foi uma grande surpresa quando me chamaram. Eu havia assumido a vaga na Prefeitura de Pinhais, havia dois meses”, contou ele, que mora no município da Região Metropolitana. “Vai ser interessante trabalhar numa prefeitura maior, a da capital do Estado”, disse.

Os novos servidores de carreira receberam as boas-vindas de Claudio Augusto Finotello, da Unidade de Concurso Público do Departamento Desenvolvimento de Política de Pessoal da Smap.

A equipe do Núcleo de Gestão de Pessoal Central deu as primeiras informações sobre a vida funcional na Prefeitura de Curitiba. O conteúdo detalhado fica disponível no Portal do Servidor. Em breve, haverá reunião para que eles possam esclarecer suas dúvidas.

 

Outras carreiras

Também nesta quinta-feira (6/10) houve a entrega de documentos de candidatos aprovados no concurso para as carreiras de engenheiro civil e nutricionista. A convocação foi feita a nove profissionais.

Aos 30 anos, Alexandre Fressatto Ramos lembra que fez o concurso de Curitiba e os de outras cidades quando estava prestes a se formar, em 2019. Ele estagiou no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), gostou da área de pavimentação e obras, e se interessou pelo setor público.

Filho de funcionários públicos (a mãe foi professora da Prefeitura), ele conta que o incentivo em casa não foi a única motivação. “O mercado de trabalho influenciou também. O início da carreira para os engenheiros é complicado. Os salários não chegam ao que a Prefeitura oferta. Considerei atrativo”, declarou.

Os candidatos que entregaram os documentos e todos os que foram aprovados no concurso da Prefeitura devem ficar atentos às convocações publicadas no site da Prefeitura de Curitiba, para que não percam os prazos quando chamados para a nomeação.

A posse de novos profissionais assegura a reposição dos quadros de servidores estatutários devido a aposentadorias, exonerações e falecimentos.