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Acompanhamento

Financiador do BRT Leste-Oeste, NDB faz missão de supervisão anual em Curitiba

Os executivos do NDB também conheceram as obras de contrapartida do contrato de financiamento, nas estações do BRT Norte Sul, na estação Carlos Dietrich, no Portão. Foto: Anna Paula Franco

Técnicos da Prefeitura e especialistas do New Development Bank (NDB), o banco dos BRICS, passaram a tarde desta terça-feira (14/3) em visita de campo para acompanhar o andamento das obras do BRT Leste-Oeste. Parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, a intervenção tem US$ 75 milhões em recursos do NDB para requalififcar 22,5 km de canaletas exclusivas entre o CIC Norte e Pinhais, com desalinhamento de estações-tubo, 48 km de ciclofaixas, novo paisagismo e sinalização para promover a intermobilidade e permitir a operação do Ligeirão Leste-Oeste.

A visita técnica começou nas obras do binário Olga Balster/Nivaldo Braga, que estão sendo executadas pela construtora Obetacem. A estrutura viária vai conectar os bairros do Cajuru e Tarumã, cruzando o Capão da Imbuia, no entorno do novo terminal, que será construído ao lado do atual, com ampliação de linhas e plataformas de embarque e desembarque.

O binário inclui faixas exclusivas para o transporte coletivo, ciclovias, novo paisagismo e iluminação pública, com estímulo à intermobildade e privilégio do deslocamento do pedestre. A obra começou em janeiro e está dentro do cronograma previsto para o período.

Nesta fase atual, a empresa executa as obras de micro e macrodrenagem na Rua Olga Balster e a requalificação das calçadas na Rua Nivaldo Braga. “O prazo do contrato é de 18 meses para a conclusão do trecho”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

O contrato assinado em dezembro de 2021 prevê ainda US$ 18,7 milhões em contrapartidas do município, que contemplam das estações do BRT Norte-Sul, entre a Praça do Japão e o Terminal do Pinheirinho, além de outras frentes, como desapropriações necessárias ao projeto.

A missão de acompanhamento, formada pelos consultores Ludmila Vidigal e Fernando Silva, além dos especialistas socioambiental e de sistema viário, Marcelo Camargo e Marta Obelheiro, também pode conferir o andamento das obras de contrapartida nas estações Itajubá, Carlos Dietrich, Pedro Gusso, Sebastião Paraná e Santa Regina.

A missão de supervisão continua nesta quarta-feira (15/3), com os detalhamentos do gerenciamento do contrato, supervisão ambiental e social e o acompanhamento da execução das obras, realizada pela Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), responsável pelos financiamentos multilaterais do município. “As missões de supervisão são essenciais para alinharmos as entregas previstas nos contratos e darmos sequência às execuções conforme as regras dos financiamentos, ajustando rotas e trocando experiências de boas práticas”, avalia o coordenador da Utag, Marcio Teixeira.