Curitiba brilhou no pódio da final feminina do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2022 com Mariana Hanggi, nesta quarta-feira (28/9), no Parque Olímpico do Cajuru. Promessa do esporte, a atleta de apenas 16 anos conquistou a medalha de bronze e ficou logo atrás da suíço-brasileira Anja Köhler (ouro) e da mineira Laura Timo (prata).
Anja obteve o ouro nas modalidades guiada e também no boulder, disputada por último. A atleta conquistou 3 tops e 3 zonas. Laura, a segunda colocada, conseguiu 1 top e 3 zonas. Mariana Hanggi também obteve 1 top e 3 zonas, mas foi prejudicada pelo número de tentativas a mais que precisou fazer para atingir os objetivos.
No masculino, o pódio foi inteiro paulista e teve os mesmos atletas da modalidade guiada. O ouro foi conquistado por Rodrigo Iasi Hanada (3 tops e 4 zonas), enquanto a prata foi para Felipe Ho e o bronze para Matheus Rodrigues Belloto. Ambos obtiveram 3 tops e 3 zonas e foram para o desempate no número de tentativas.
Parque Olímpico
Com provas de alto nível de exigência técnica e de equilíbrio, esse foi o segundo Campeonato Brasileiro de Escala Esportiva realizado no Parque Olímpico do Cajuru. O evento foi promovido por meio da parceria entre a Associação Brasileira de Escalada Esportiva e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
O Parque Olímpico é um complexo poliesportivo que dispõe de espaço próprio tanto para a aprendizagem quanto para disputas de escalada. O esporte é oferecido à comunidade por meio de vagas disponíveis no portal Curitiba em Movimento.
Além disso, o local está prestes a receber investimentos para melhorar a estrutura para disputas nas modalidades boulder e velocidade e, em breve, ter condições para atrair eventos internacionais.