A 41ª Oficina de Música de Curitiba está prestes a começar, mas enquanto isso, os encontros musicais para crianças nas regionais já estão animando a cidade. Iniciadas na última segunda-feira (15/1), essas experiências proporcionam um novo olhar musical para os curitibinhas e suas famílias que acompanham as atividades.
Ainda é possível participar. Basta chegar no local e hora da regional escolhida e se envolver nas atividades para crianças de 5 a 11 anos. É de graça.
A Festa das Brincanções, ministrada pelos músicos Nélio Velho e Levi Guri, já passaram por quatro regionais: Cajuru, Fazendinha, Santa Felicidade e Pinheirinho.
“A oficina é uma grande festa, é do início ao fim diversão, só que é uma baita ferramenta do ensino da música. Além de divertir, promover carinho e afeto, garante uma sensibilização estética, o desenvolvimento artístico das crianças”, disse Nélio, que já trabalha com o ensino de música a crianças há mais de 15 anos, autor de livros, álbuns musicais e filmes infantis.
Destinada a crianças de 5 a 11 anos, esta oficina lúdica de duas horas explora cantigas, parlendas e brincadeiras da tradição oral de diversas regiões do Brasil.
“Elas estabelecem uma participação dinâmica, convocam as crianças ao movimento, que a própria lenda das cantigas vão estimulando, e convocam para a experiência lúdica, com intuito didático, como dominar um certo ritmo, ou domínio vocal, concentração, sincronia”, explica Nélio.
Cada criança inscrita deve ser acompanhada um adulto responsável que também é convocado para as brincadeiras. “Estamos tendo grupos bastante engajados, em cada Rua da Cidadania o grupo muda, mas a intensidade é a mesma. Surpreende a adesão dos adultos sempre muito animados. Desperta aos pais um conteúdo que pode ser utilizado no dia a dia com seus pequenos”, conclui.
As próximas sessões prometem momentos de aprendizado e diversão. Ainda há oportunidade em outros cinco locais pela cidade. Além disso, as aulas estão disponíveis nas regionais administrativas, incluindo Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boqueirão e Tatuquara; no Teatro Cleon Jacques do Memorial Paranista da Regional Boa Vista; e no Teatro da Vila, na CIC.
Serviço
41ª Oficina de Música de Curitiba
De 25 de janeiro a 4 de fevereiro
Gratuito
Sempre das 15h às 17h
- Sexta-feira (19/1) - Centro Cultural do Boqueirão - Rua José Guercheski, 281
- Sábado (20/1) - Teatro da Vila - Rua Davi Xavier da Silva, 451 CIC
- Domingo (21/1) - Teatro Cleon Jacques - Rua Matheus Leme, 4.700 Memorial Paranista
- Segunda-feira (22/1) - Auditório Bairro Novo - Rua Tijucas do Sul, 1.700 Sítio Cercado
- Terça-feira (23/1) - Auditório Tatuquara - Rua Olivardo Konoroski, s/n (esquina com a Rua João Goulart)
A 41ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.