Tenistas curitibanos incentivados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte garantiram títulos internacionais para o tênis brasileiro no último fim de semana.
Em Eindhoven, na Holanda, Gustavo Almeida foi campeão em ITF J4. Na final, Gustavo venceu o polonês Oskar Grzegorzewski por 6/3 e 7/5. O atleta da equipe Instituto Icaro/DM Tênis conquistou um título de campeão e um de vice-campeão em três torneios disputados na Holanda.
Gustavo participou do Giro Europea, no qual a Confederação Sul-americana de Tênis convida os quatro melhores tenistas, da categoria 16 anos, para disputar as partidas em solo europeu. Neste ano, a equipe sul-americana, que contou com mais um brasileiro e dois argentinos, participou de três torneios, todos na Holanda.
Já no Paraguai, o também curitibano Matheus Amorin de Lima venceu o torneio ITF Juniors, categoria 18 anos simples. Na decisão, Matheus bateu o argentino Lucca Guercio por 6/3 e 6/0. No total 32 tenistas de seis países participaram da etapa.
“É com muita alegria e satisfação que recebemos essas grandes notícias do esporte no fim de semana. Esses meninos estão se destacando nas categorias de base do tênis e logo serão atletas de ponta em mundiais. Esses resultados nos mostram, mais um vez, que o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte está no caminho certo”, disse o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude Carlos Pijak Jr.
Instituto Ícaro
Os dois curitibinhas treinam no Instituto Ícaro de Tênis, que também é incentivado pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte e que tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com oferta de atividades esportivas, culturais e recreativas de qualidade, que proporcionam condições efetivas de melhoria de vida para meninos e meninas de famílias de baixa renda.
O Instituto Icaro atende 150 crianças em sua sede e 330 crianças nas escolas municipais de Curitiba. Ao todo 500 crianças e adolescentes são beneficiados pela entidade de forma gratuita.
O maior resultado alcançado pelo projeto é a inclusão social por meio do esporte e o poder de transformação do futuro das nossas crianças e adolescentes.