Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Integração

Festival Esportivo e Cultural reúne Comunidades Terapêuticas de Curitiba

2° Festival Esportivo e Cultural de Comunidades Terapêuticas. Curitiba, 07/07/2023. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Cerca de 200 assistidos de comunidades terapêuticas de Curitiba participaram nesta sexta-feira (7/7) do segundo Festival Esportivo e Cultural de Comunidades Terapêuticasde Curitiba, organizado pelo Departamento de Política sobre Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. O evento aconteceu no Campus Neoville da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR).

Ao todo, nove comunidades terapêuticas, das 15 certificadas junto ao Conselho Municipal de Política Sobre Drogas, participaram da ação.

Conheça os serviços disponíveis para o atendimento de dependentes químicos em Curitiba

Na presença de ministros, Greca defende mais recursos às cidades

Curitiba abre chamamento público para repasse de recursos às Comunidades Terapêuticas

O diretor do Departamento de Política Sobre Drogas, Thiago Ferro, explica que a Prefeitura tem buscado atuar na qualificação e na melhoria dos serviços prestados pelas comunidades.

“A qualificação, a melhora dos serviços e o reconhecimento das comunidades terapêuticas que fazem um bom trabalho para a população de Curitiba se consolidam nesse festival cultural e esportivo. Um dia para pensar no ser humano, na saúde mental, física, emocional e social dessas pessoas”, afirmou Ferro.

Frei Kleiton Jesus Ribeiro, presidente da Federação Paranaense de Comunidades Terapêuticas (Fepact), e também representante da Comunidade Terapêutica Associação Servo Sofredor – Mosteiro Carmelo (Reitoria do Carmo), destaca que o evento é uma oportunidade de integração.

“Essa é uma oportunidade para que as instituições se aproximem, promovam e fortaleçam o segmento, o trabalho das Comunidades Terapêuticas”, afirma Ribeiro.

Representando a Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas (FEBRACT) e a Comunidade Nova Jornada, Márcio Calbente destacou a união dos trabalhos e a troca de experiência.

“Esse movimento traz resultados positivos a longo prazo. Cria um ambiente que vai trazer evolução para os assistidos e para as comunidades”, destaca Calbente.

Experiências

Cristiano Gustavo Hiller, 50 anos, assistido da Comunidade Terapêutica Precavvida, acolhido há sete meses, aprovou a iniciativa. “Essa é uma oportunidade única de ressocialização, de sair do espaço da comunidade e participar do evento como pessoas comuns”, disse ele, que também destacou o importante trabalhado desenvolvido pelas instituições. “Estou na melhor versão de mim mesmo”, encerrou.

“Cheguei a viver em situação de rua, busquei ajuda no Ônibus Intervidas, da Prefeitura, lá na Praça Rui Barbosa. Fui para o hotel social Nova Morada Vida Nova e finalmente consegui uma vaga na comunidade terapêutica. Hoje estou bem”, contou o assistido Júlio Cezar Leite, 39 anos, acolhido há um mês na Comunidade Terapêutica Associação Servo Sofredor – Mosteiro Carmelo.

Estiveram presentes no festival o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Junior; o administrador regional do CIC, Raphael Keiji Assahida; e o professor Carlos Cruz, diretor da UTFPR.

Parcerias

Além da UTFPR, que cedeu o espaço, as atividades contaram com a parceria da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), responsável pela organização das atividades esportivas; da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), que disponibilizou a alimentação, por meio de parceiro do Mesa Solidária; e da Secretaria do Governo Municipal (SGM), que disponibilizou o transporte.

Comunidades Terapêuticas

As Comunidades Terapêuticas são entidades privadas, sem fins lucrativos, que realizam o acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, em regime residencial transitório e de caráter exclusivamente voluntário (espontâneo).