Em 1999, quando a faxineira Maria José de Lima Freitas perdeu o emprego, o futuro era incerto. Com dois filhos para criar, ela decidiu investir na comercialização de doces artesanais e hoje sua empresa de doces caseiros, a Mazé Doce, gera empregos, fatura e sustenta uma cadeia inteira de produtores de frutas.
A trajetória da doceira abriu o Festival de Empreendedorismo do Vale do Pinhão, que começou nesta quarta-feira (5/10), no Memorial de Curitiba, e vai até sábado (8/10). O Festival é organizado por Agência Curitiba de Desenvolvimento e Sebrae, com patrocínio de Viacredi e Sicredi.
Mazé, com 20 anos de experiência à frente de sua empresa, narrou a forma como o negócio mudou sua vida, a dos seus filhos e de sua cidade, Carmópolis, em Minas Gerais.
Ela apresentou os desafios de administrar um negócio próprio e também os principais obstáculos que enfrentou em busca da estabilidade financeira. Para Mazé, o que mantém um negócio relevante no mercado é a autenticidade do produto e da marca.
Além disso, ela destaca o apoio que empreendedores recebem de programas como o Vale do Pinhão, cuja missão é conectar pequenos negócios e impulsionar o ecossistema empresarial.
Quando começou, era díficil conseguir incentivo de instituições que hoje suportam o empreendedorismo. "Uma vez fui ao banco em busca de um empréstimo, eu disse que eu queria fazer doces e o gerente não acreditou no meu potencial, ele não viu que ali podia surgir um negócio que ajudaria nossa cidade."
O empréstimo foi negado, lembra ela. "Hoje, existe acessibilidade para o empreendedor, com programas incentivos como esta palestra. Então, torna-se um caminho mais fácil de ser seguido. O empreendedor saiu do anonimato”, relata.
Festival de Empreendedorismo
A 4º edição do Festival de Empreendedorismo do Vale do Pinhão acontece de 5 a 8 de outubro. O festival reúne microempreendedores e pequenos empreendedores individuais capacitados pelos programas da Agência Curitiba de Desenvolvimento, além de órgãos municipais, parceiros e patrocinadores que ofertam produtos e serviços voltados à gestão empresarial. As inscrições são pelo site do Vale do Pinhão.
Serão 80 expositores com mais de 1.000 produtos e serviços, além de palestras e mentorias. Empreendedores capacitados pelos programas do Vale do Pinhão também apresentarão os serviços desenvolvidos em suas empresas e startups.
O evento é voltado para alunos empreendedores, empresas parceiras, patrocinadores, micro e pequenos empreendedores, pessoas que têm interesse em iniciar um negócio e comunidade em geral.
Programação
Nesta quinta-feira (6/10), às 14h, o festival sedia um seminário de Estratégia em Marketing na Rua da Cidadania do Pinheirinho; na sexta-feira (7/10), às 14h, uma rodada de negócios no complexo do Imap no Parque Barigui; e no sábado (8/10), às 14h, uma mentoria para troca de experiências entre profissionais especializados e empreendedores também no Barigui. A lista de expositores pode ser conferida aqui.