Mais de 3 mil estudantes do Ensino Fundamental e 150 professores de 76 escolas municipais de Curitiba são as estrelas, ao longo desta semana, do XVIII Festival de Dança da rede municipal de ensino de Curitiba. O festival, aberto nesta segunda-feira (4/11), no Teatro Bom Jesus, vai até sexta-feira (8/11).
Durante esse período, os estudantes apresentam coreografias desenvolvidas nas escolas. O evento é organizado anualmente pela Gerência de Currículo e Equipes de Práticas de Movimento e Práticas Artísticas e Gerência de Educação Integral e abre espaço para que os estudantes apresentem os trabalhos desenvolvidos com a dança nos componentes curriculares Arte e Educação Física e também nas Práticas Artísticas e Práticas de Movimento da Educação Integral.
“A dança está no currículo de Arte e de Educação Física e tem papel fundamental na formação dos estudantes, pois é capaz de promover relações e interações, desenvolvendo potencialidades comunicativas e expressivas e a integração entre estudantes de diferentes regiões da cidade”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Histórico
O festival começou em outubro de 1992, no ginásio da Praça Oswaldo Cruz, com o I Festival Folclórico Interescolar, lançado com o objetivo de disseminar a cultura popular por meio do trabalho desenvolvido nas escolas com danças, cantigas, folguedos, dramatizações.
Ao longo dos anos, diferentes temas foram retratados em cada uma das edições do Festival. As edições só foram suspensas durante a pandemia da Covid-19.
SAIBA MAIS sobre as práticas do Integral desenvolvidas na rede.