Com atividades em diversas áreas, começa nesta quinta-feira (3/8) mais uma edição do Mata Atlântica EcoFestival 2023, festival de esportes de aventura, cinema e arte do Sul do Brasil. O evento vai até 12 de agosto passando por cidades do Litoral do Paraná, São Luiz do Purunã, nos Campos Gerais e Curitiba.
Em Curitiba, o evento será na Cinemateca de Curitiba e no Parque Barigui, que recebe a segunda edição do Festival de Cinema de Aventura, Vida ao Ar Livre e Natureza. A programação tem classificação livre e gratuita.
Na Cinemateca acontecem sessões gratuitas de filmes nos dias 8 e 9 de agosto, às 19h. Já no Parque Barigui o cinema ao ar livre será no dia 1 de setembro, às 17h. Nesses dias serão exibidos uma seleção de mais de 11 filmes de diversos lugares do mundo como Portugal, África do Sul e Bélgica que trazem temáticas de aventura e natureza.
Um dos destaques do cinema é And Yet, I Remain, da África do Sul, que acompanha o surfista Caleb que perdeu a perna ao ser atacado por por um grande tubarão branco. A história acompanha o surfista se recuperando do trauma enquanto aprende a mergulhar livremente.
Dentro da programação acontece a exibição do curta Darkest Before Dawn, sobre o alpinista belga Siebe Vanhee em sua primeira temporada escalando a grande parede de Yosemite, na Califórnia, nos Estados Unidos. O longa combina uma narrativa genuína com cinema, entregando ao público uma história muito além da escalada.
Vale ressaltar também o filme nacional Tintureira. A obra acompanha o Projeto Tintureira, que tem como missão encontrar um tubarão-tigre no Litoral do Paraná. O curta traz lendas e aventuras e expõe a dura realidade da pesquisa com tubarões no Brasil.
Serviço: Mata Atlântica EcoFestival 2023
8 e 9 de agosto, das 19h às 21h30
Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 - São Francisco)
1º de setembro, 17h
Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, s/n - Bigorrilho)