Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Hora do conto

Festa marca os 23 anos da Casa Encantada do Bosque Alemão

Curitibinhas comemoraram neste sábado (30/03) os 23 anos da Casa Encantada, no Boque Alemão (Vista Alegre). Foto: Divulgação

Curitibinhas comemoraram neste sábado (30/3) os 23 anos da Casa Encantada, no Bosque Alemão (Vista Alegre). A festa incluiu contação de histórias, atividades recreativas e culturais para as crianças, além da presença das princesas dos contos de fadas infantis e da fanfarra da Escola Municipal Maestro Bento Mossurunga, no Boqueirão. A comemoração integrou a programação de aniversário dos 326 anos de Curitiba.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, ressaltou a importância do espaço para a cidade e seus visitantes. “A Casa Encantada é um lugar onde as pessoas encontram as melhores histórias, criatividade na arte da narração e interpretação e o aconchego para receber e inspirar pequenos leitores”, disse Maria Sílvia.

Também conhecida como Casa da Bruxa, foi inaugurada em 29 de março de 1996, na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito. É uma das 195 unidades que integram a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares. São 2.345 livros no acervo para empréstimos, com ênfase na literatura infantojuvenil.

As irmãs Alana Renata e Rebeca Fernanda de Andrade contam que visitar a Casa Encantada é uma das suas atividades preferidas. “A gente vem aqui sempre. Eu gosto muito de ouvir as histórias e também ler os livros”, contou Alana, de 6 anos.

A irmã Rebeca, de 12 anos, sente orgulho em morar em uma cidade que valoriza a leitura para crianças. “Antes vinha só ouvir histórias, depois me encantei pelo livro e eu sinto orgulho e alegria porque Curitiba tem um lugar de lazer e imaginação para a criança e a família ler”, afirmou.

Cultura alemã

A Casa Encantada do Bosque Alemão foi construída dentro do cartão-postal da cidade que homenageia a cultura e a tradição dos imigrante alemães. Em média, recebe 14 mil visitantes por ano.

A construção reproduz a moradia da bruxa do conto João e Maria, de autoria dos Irmãos Grimm. Para chegar até a casa, os visitantes passam pela trilha decorada com painéis que contam a história de Hänsel und Gretel (João e Maria, no original alemão).

Programação

A Hora do Conto é realizada por professoras da Secretaria Municipal da Educação que se caracterizam como bruxas, sob a coordenação da Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas.

As contações são de terça a sexta-feira para visitantes e grupos escolares previamente agendados, às 9h30 e 15h30. Nos fins de semana e feriados, às 11h, 14h e 16h. Nas segundas-feiras, as bruxas do bosque visitam escolas, conforme agendamentos.

“O momento de contação de histórias realizado pelas profissionais, é uma ação de ampliação de repertório cultural e também uma estratégia de aproximar o livro de forma lúdica e divertida para cada leitor que por aqui passar”, explica a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Andrea Barletta.