Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Festejos religiosos

Festa do Senhor Bom Jesus do Portão entra para o calendário oficial de Curitiba

Prefeito Rafael Greca acompanhado do Vereador Tico Kuzma, assina leis que dispõem sobre a Festa do Padroeiro da Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão e futuro Logradouro em homenagem a Léo Kriger. Na imagem, os presentes comemoram a Lei que institui a Festa do Padroeiro. Curitiba, 03/07/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

O prefeito Rafael Greca sancionou a Lei 16.188, que incorpora ao calendário oficial de Curitiba a Festa do Padroeiro da Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão, comemorada no dia 6 de agosto.

O ato foi celebrado na tarde desta segunda-feira (3/7), na sede do Palácio 29 de Março, na presença do autor da proposição, o vereador Tico Kuzma, e do pároco padre Paulo Siebeneichler.

“A Igreja do Portão é histórica e remonta ao ano de 1890, data da entronização da primeira imagem do Senhor Bom Jesus. Viva o Senhor Bom Jesus dos Pinhais e dos Perdões, padroeiro de Curitiba”, disse o prefeito.

Na oportunidade, o padre Paulo Siebeneichler convidou o prefeito para participar dos festejos, que serão realizados no dia 6 de agosto. 

Além disso, a Prefeitura, através do Centro Cultural Casa da Memória, da Fundação Cultural de Curitiba, fará uma réplica da imagem em 3D de uma relíquia sobre a guarda da igreja, a estátua do Senhor Bom Jesus do Portão.

Centro de Odontologia

Na mesma oportunidade, o prefeito também sancionou a Lei 16.187, que estabelece a criação do Centro de Odontologia Pública Municipal com o nome do dentista curitibano professor Léo Kriger, ao lado de Rogério Kriger, filho do homenageado, que estava acompanhado da esposa Liziane Kriger. 

“É com imensa alegria que perpetuamos a história desse homem que foi grande e foi nosso”, disse Greca.

Presenças

Participaram também do encontro o secretário do Governo Municipal e presidente do IPPUC, Luiz Fernando Jamur; os diáconos Edilberto Silvestre e Jorge Leocádio dos Santos; os representantes administrativos da paróquia Paulo Dresler, Carlos Alberto Tostes e Carlos Grezelcoviski, e de José Megume Tanaka e Eli Braga Brandão.