Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Verduras e gastronomia

Feira noturna da Praça Zumbi dos Palmares agrada feirantes e fregueses

Feira noturna na praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho. Curitiba, 25/02/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Prestes a completar um mês de funcionamento, a feira noturna Zumbi do Palmares, no bairro Pinheirinho, já caiu no gosto dos moradores da região.

Localizada no estacionamento da Praça Zumbi dos Palmares, com entrada pela Rua Lothário Boutin, próximo ao Hospital Municipal do Idoso, a feira começou a funcionar no dia 27 de janeiro e está aberta todas as quintas, das 16h às 21h.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, as feiras livres comercializam especialmente hortifrutigranjeiros em ruas, praças e parques da cidade, em dias e horários pré-definidos. Além deles, os moradores do Pinheirinho encontram frios e laticínios, pescados, biscoitos, bolachas, doces, crepes, churros e pastel e salgados assados e fritos.

“A feira é um sucesso. Ela está em uma área que tem em torno de 5 mil apartamentos, o que indica a proporção do público potencial”, comemorou o administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron. Ele contou que a feira nasceu de solicitações da comunidade feitas pelo programa Fala Curitiba. 

Pamonha e harbugueria

“Agora que ela foi implantada, nós vamos incrementar aos poucos. Estamos buscando trazer atrações culturais através da Fundação Cultural de Curitiba e pretendemos instituir atividades da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude para o público”, prevê Boaron.

A feira conta com cinco barracas comerciais, mas em breve terá também uma hamburgueria e uma barraca de pamonha e outras iguarias feitas à base de milho. 

Feirantes otimistas

Luiz Alberto Piccinini, que cuida da banca Pra Toda Gula com a esposa, Luana, está otimista com a nova frente de negócios. “A feira se mostrou muito boa nesse início e o potencial é de crescimento”, acredita.

A banca dele oferece produtos coloniais de Minas Gerais. “Temos doce de leite, biscoitos, goiabada, café moído na hora e em breve teremos pimenta também."

Na Banca do Pedro, as expectativas também são boas. Luiz Eduardo dos Santos, que é genro do Pedro, comentou que o começo foi muito bom.

“Os primeiros dias foram muitos bons. Esperamos que continue assim”, torce Luiz Eduardo.

Ele diz que está preparado para atender o crescimento da demanda. “A nossa banca trabalha 24 horas porque estamos também na internet. O cliente pode fazer o pedido online que nós garantimos a entrega”, avisa.

Moradores satisfeitos

Os moradores do entorno da Praça Zumbi dos Palmares estão felizes com a novidade. O operador de máquinas Antônio Túlio Júnior, que mora há quatro anos na Rua Lothário Boutin, em frente à entrada da praça, contou que estava fazendo falta uma feira na região.

“A feira mais próxima daqui era a do Água Verde. Agora ficou muito bom porque basta atravessar a rua e fazer as compras. Muito cômodo e tranquilo”, elogiou. Além das compras para semana, Antônio aproveitou para saborear churros com a esposa Karina.

Vizinha de Antônio, a engenheira Camila Negri Piovezan saiu da feira carregada de sacolas. Recém-chegada de Rondônia, na região Norte do país, Camila disse que gostou muito da implantação da feira.

“Estou adorando, é muito prático. Em Rondônia as feiras são diferentes. Aqui as barracas têm maior variedade de produtos. A gente consegue comprar quase tudo de uma vez”, comemorou.


Mudas de árvores

Nesta semana, a Administração Regional distribuiu gratuitamente na feira parte do lote de 700 mudas de árvores que foram disponibilizadas para os moradores na Rua da Cidadania do Pinheirinho. A iniciativa fez parte do primeiro dia de atividades da etapa de fevereiro do projeto 100 Mil Árvores, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.