Neste sábado (9/11), o Parque Barigüi se converteu em um espaço para prospectar novos negócios e também de oferta de emprego para jovens na área de tecnologia.
Tudo aconteceu na 1ª Feira de Empreendedores e Empregabilidade Tech do Vale do Pinhão, evento realizado durante todo o sábado no Complexo do Imap (Alameda Ecológica Burle Marx, s/n).
O evento foi realizado pela Prefeitura, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e Fundação de Ação Social (FAS) com apoio da Assespro-PR, Emporim Handmade, produção da Zoli Eventos exclusivos e patrocínio da Ademicon.
Oportunidade em dobro
Para o diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss, a feira foi um teste importante para os empreendedores que participam dos programas de empreendedorismo e inovação da Prefeitura e também ofertou oportunidades para os jovens que estão em busca de um emprego.
“Para os participantes do Bom Negócio, Empreendedora Curitibana, Curitiba Empreendedora, Worktiba e dos Liceus de Ofício Criativos, além da receita financeira que puderam aferir, eles também tiveram a experiência de participar de uma feira num local muito importante da cidade, o Parque Barigüi. Então, a feira também funcionou como uma capacitação técnica dos programas da prefeitura”, explicou Paulo Krauss.
Vagas para jovens
Este ano, a feira de empreendedores inovou ao abrir oportunidade de emprego para jovens que fizeram, recentemente, cursos na área de Tecnologia da Informação (TI): o evento reuniu oito empresas do setor que têm vagas em aberto ou precisam aumentar seu banco de talentos.
“A Agência Curitiba já tem uma parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), há muitos anos com o programa Empregotech de formação de jovens, e este ano trouxemos para essa feira os empregadores que estão em busca de novos talentos, tanto para contratação imediata como para formação de banco de talentos”, disse Krauss.
O estudante de Ciência da Computação Adriano Franco foi em busca de uma oportunidade de trabalho.
“Estou desempregado há um ano e meio, soube da feira e vim até aqui mostrar as minhas habilidades. Estou muito otimista”, torcia o rapaz.
Cerca de 400 pessoas passaram na área de empregabilidade. Muitas famílias vieram acompanhar os adolescentes e aproveitaram para visitar os estandes.
Quiosques
Em outro salão, Letícia Malinowski disputava o espaço com outros quiosques e contou como virou empreendedora do setor de higiene beleza artesanal.
“Eu estava procurando emprego quando soube de um curso de sapoaria artesanal. Acabei me apaixonando pela área porque vi a oportunidade de unir os meus conhecimentos ao estudo de plantas para criar produtos sustentáveis, inclusive nas embalagens”, disse Letícia, que é formada em biologia e pós-graduada em Farmácia.
A marca criada chama-se Sapo e tem sabonetes naturais de diferentes fragrâncias, shampoos e condicionadores para cabelos em barra, cremes para a pele, entre outros produtos.
Várias opções
Além de Letícia, a Feira também contou com a participação de dezenas de microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas de Curitiba e região.
Foram montados 86 estandes e praça de alimentação. Entre os produtos, estão itens para casa e decoração, esporte e lazer, serviços para realização de eventos, vestuário e acessórios, produtos personalizados, papelaria, petshop, tecnologia e inovação. O evento contou também com jogos e palestras.