A Feira de Primavera e Criança começou animada na Praça Osório nesta sexta-feira (22/9). As diferentes opções de artesanato coloriram a manhã ensolarada e atraíram os curitibanos que passavam pelo Centro.
As Feiras Especiais, como a de Primavera e Criança, são tradição nas praças Osório e Santos Andrade e reúnem muitos dos melhores artesãos da cidade e opções gastronômicas para agradar todos os paladares. Elas podem ser visitadas até 14 de outubro.
As curitibanas Suzana e Cristina Martins aproveitaram que estavam no Centro para visitar a feirinha e fazer algumas compras. "Estou gostando muito da variedade dos produtos, são coisas que não encontramos em lojas convencionais”, contou Suzana.
Para os feirantes, o artesanato é uma oportunidade de fazer algo original e que representa seus valores, como Alessandra Oliveira, da Ayo Ateliê, que faz a mão bonecos étnicos e culturais, desde orixás, bonecas negras, personagens do folclore brasileiro à popular capivara. Alessandra relata que a Feira de Osório tem sido muito satisfatória. “Eu vendo para todos os públicos, cultura não tem idade e o pessoal que visita as feiras valoriza muito nosso trabalho, desde o curitibano ao turista”, comenta a artesã.
Essa é a primeira participação da artesã Danielle Arving na Feira da Osório, ela levou seus delicados bordados e pinturas em aquarela em bastidor para a exposição e está com altas expectativas. “Já percebi que a rotina é bem agitada e divertida, eu espero expandir minha clientela e vender tudo”, diz.
Tradição gastronômica
Os apreciadores de milhos e seus derivados são servidos há mais de 20 anos pela famosa barraca Casa da Pamonha, que atualmente envolve oito famílias que trabalham desde o preparo à venda do delicioso prato brasileiro nas feiras. A feirante Milena Vargas demonstra muito afeto à Feira da Osório.
“Aqui é maravilhoso, fazemos o nosso sustento com as feiras, na da Primavera, por exemplo, a gente sabe que os clientes fiéis sempre comparecem”, contou Milena.
As curitibanas Silvia e Iraci Oliveira se encantam com as opções e garantem o lanche da tarde, levando as variações doces e salgadas da pamonha tradicional e brownies de milho.
Praça Osório - De segunda a sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 14h às 20h
Praça Santos Andrade - De segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 12h às 18h30