O prefeito Rafael Greca participou da abertura oficial da Feira de Inovação da Rua XV, na manhã desta sexta (15/3), exaltando o Vale do Pinhão e as ideias de jovens transformadas em produtos e serviços que contribuíram para Curitiba ter sido eleita a cidade mais inteligente do mundo.
“Fazemos esta Feira de Inovação para que as ideias das startups das moças e dos moços sejam mostradas para toda a cidade. Mostrar como a esperança pelos pés dos jovens desembarca na cidade e como Curitiba está se transformando em um hub de inovação”, destacou Greca.
Acompanhado do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, o prefeito visitou os estandes com iniciativas de startups, empresas, instituições de ensino e os programas públicos da Prefeitura de Curitiba e da Região Metropolitana.
Realizada pela Agência Curitiba na Boca Maldita (entre as ruas Voluntários da Pátria e Ermelino de Leão), a Feira de Inovação também será realizada neste sábado (16/3), das 9h às 12h. A entrada é gratuita.
O evento é comemorativo aos 331 anos da cidade e leva o Vale do Pinhão, o ecossistema da inovação em Curitiba, até a população que passa pelo Calçadão da XV.
Os visitantes da Feira estão conhecendo aplicações práticas de tecnologias para a Sustentabilidade Ambiental, Educação, Saúde, Urbanismo, além do uso de robótica, integração de sistemas, big data realidade aumentada e realidade virtual, horta urbana inteligente, óculos de realidade virtual, aeromodelo e protótipos de veículos, drones, impressoras 3D, zeladoria inteligente.
Apoio às startups
Além de soluções para a vida urbana, novos produtos para o meio rural também nascem na capital paranaense e estão sendo apresentados na Feira de Inovação, como os sistemas digitais para controle de irrigação dos plantios da IrriGate, startup criada em 2019.
“Para nós, como empresa, é muito importante ter esse espaço para apresentar o que fazemos à população, que passa a ter mais conhecimento sobre as possibilidades da tecnologia”, diz o sócio fundador da IrriGate, Gabriel Nowacki Puppo, 25 anos.
Ele conta que seu produto também pode ser utilizado na agricultura familiar e que o impulso que recebeu do Vale do Pinhão, com os programas da Prefeitura e da Agência Curitiba, tem contribuído para que o seu empreendimento prospere. “O ecossistema de inovação de Curitiba é fenomenal, tivemos muito apoio nos nossos primeiros passos, com direcionamento para rodadas de negócio e a instalação do nosso sistema na Fazenda Urbana”, conta.
Atrações
Na tenda principal, estão projetos da Prefeitura, de startups, universidades, movimentos de economia criativa, ONGs de impacto social e hubs de inovação.
A Prefeitura está apresentando o Fab Lab, os kits de robótica das escolas da rede municipal de ensino, o Farol do Saber Móvel, o Fala Curitiba, as ações de Segurança Alimentar e a plataforma Saúde Já.
Na área externa, a Feira promove a exposição de carros elétricos BYD/Servopa, Buggy EION, Fala Curitiba Móvel, o veículo da startup Mapzer e uma estação solar de carregadores de celular, com patrocínio da Claro.
Também participaram da abertura da Feira de Inovação da Rua XV a deputada estadual Márcia Huçulak; o vereador Herivelto Oliveira; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Junior; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; e a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion.