O Calçadão da Rua XV de Novembro, na Boca Maldita, já está preparado para receber todas as ações pelo meio ambiente que a Prefeitura desenvolve em Curitiba. A partir das 9h desta terça-feira (13/6), começa a Feira da Família Folhas de Sustentabilidade. A programação vai até quinta-feira (15/6), das 9h às 17h, e faz parte das ações do Mês do Meio Ambiente da Prefeitura.
Quem passar pelo Calçadão da Rua XV, entre a Praça Osório e o Palácio Avenida, vai conhecer de perto as ações do programa Curitiba Mais Energia, que usa a energia limpa do sol para abastecer os prédios públicos da Prefeitura, e como foi feito o projeto da Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba.
Também haverá distribuição gratuita de mudas de árvores para quem visitar a feira.
Além da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que coordena e organiza a Feira da Família Folhas de Sustentabilidade, outras secretarias municipais vão expor as ações e projetos que desenvolvem na cidade como a Educação, Agência Curitiba com o Vale do Pinhão, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a Defesa Social e Trânsito e a Guarda Municipal.
Família Folhas
Os personagens da Família Folhas serão os astros e agentes principais da Feira de Sustentabilidade. Eles vão dar dicas e orientações para a população sobre a correta separação do lixo, entre orgânico, reciclado e lixo eletrônico.
A Família Folhas também vai ensinar como fazer a compostagem de resíduos orgânicos em casa e como aproveitar a totalidade dos alimentos. Associações do Ecocidadão vão participar da feira para mostrar como a separação do lixo reciclado gera renda para as famílias de catadores que participam do programa da Prefeitura de Curitiba.
Projeto Pinhão Curitibano
Além da distribuição das mudas, as equipes do Meio Ambiente vão apresentar como funciona o projeto Pinhão Curitibano, que incentiva os moradores da cidade a juntarem sementes de araucárias, os famosos pinhões, para entregarem nas Ruas da Cidadania de Curitiba.
Durante os dias da Feira de Sustentabilidade, também será possível entregar os pinhões que serão levados para o Horto Municipal da Barreirinha, onde serão cultivados e transformados em mudas de araucárias, que serão plantadas pela cidade.
Desde 2022 já foram produzidas 9 mil mudas de araucárias no projeto Pinhão Curitibano. Destas, a população já recebeu 4 mil mudas em eventos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
PlanClima
Todas as ações que serão apresentadas na Feira da Família Folhas de Sustentabilidade estão alinhadas ao Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças de Curitiba (PlanClima).
“Reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 2050 para cerca de 20% está entre os principais aspectos do PlanClima e, para isso, são apontadas soluções como aumento do uso da energia renovável, redução da parcela orgânica de resíduos em aterros sanitários e dos deslocamentos por automóveis na cidade", explicou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.
Serviço: Feira da Família Folhas de Sustentabilidade
Quando: de 13 a 15 de junho, das 9h às 17h
Local: Calçadão da Rua XV de Novembro, entre a Praça Osório e o Palácio Avenida