O Calçadão da Rua XV de Novembro, na Boca Maldita, está recebendo várias ações de sustentabilidade e cuidado com a água e o meio ambiente. Quem passa pelo local pode participar da Feira Água e Sustentabilidade, organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em celebração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, e pelo aniversário de 332 anos de Curitiba, comemorado em 29 de março.
A feira começou nesta quinta-feira (27/3) e continua na sexta (28/3) e no sábado (29/3), das 9h às 17h. Entre as atrações, nesta sexta haverá a entrega de mil mudas de árvores nativas e frutíferas para a população e também de 40 composteiras domésticas. As árvores fazem parte do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, que tem a meta de plantar 500 mil novas árvores na cidade nos próximos quatro anos.
Nesta quinta-feira (27/3), já houve uma entrega de mudas gratuitas. Morador do Batel, Theodoro Xavier Phiegat, de 41 anos, levou uma muda de árvore da espécie uvaia para o quintal de casa.
“Essas entregas de árvores da Prefeitura são uma ação importante para o meio ambiente, gosto bastante de árvores e tenho um pomar em casa com árvores de laranja, limão, pitanga, goiaba e jabuticaba. Não é só pegar as mudas, as pessoas precisam saber como cuidar delas”, disse Phiegat.
Nossos rios
Com uma maquete sobre a Bacia do Rio Belém e o mapa com as seis bacias hidrográficas de Curitiba (Atuba, Barigui, Belém, Ribeirão dos Padilha, Passaúna e Iguaçu), o departamento de Educação Ambiental explicou como devem ser os cuidados de preservação da água e dos rios.
Oficinas de terrário, de como usar a composteira doméstica e apresentação de teatro com os integrantes da Família Folhas também estão na programação da Feira Água e Sustentabilidade.
O trabalho de reciclagem feito pelos catadores do programa Ecocidadão, a biodiversidade da fauna e da flora de Curitiba, os cuidados com a dengue, explicados pelos servidores da Secretaria Municipal da Saúde, também podem ser acompanhados por quem circula pelos estandes da feira.
Conscientização ambiental
O casal Yumi Hoshi e Fábio Zoreck aproveitou a feira para passear com os filhos Benjamin, de 9 anos, e Lia, de 1 ano.
“Em casa fazemos a reciclagem dos resíduos, temos compostagem e cuidamos do meio ambiente. Hoje aqui aprendemos várias dicas de como melhorar nosso jeito de viver”, disse Yumi.
Informação para a população
Na feira, os visitantes encontram materiais informativos dos departamentos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Educação Ambiental; Recursos Hídricos e Saneamento; Mudanças Climáticas; Limpeza Pública; Pesquisa e Conservação da Fauna; Arborização e Produção Vegetal; e Parques e Praças), e serviços da Administração Regional da Matriz, das secretarias municipais de Defesa Social e Trânsito, da Educação, de Segurança Alimentar e Nutricional, de Obras Públicas e da Saúde, Sanepar, Copel, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Uninter, Instituto de Estudos Ambientais do Paraná (EAP), e ONG Sea Shepherd.
Serviço
Feira da Água e Sustentabilidade
Quando: de 27 a 29 de março, das 9h às 17h
Local: Calçadão da Rua XV de Novembro, entre a Praça Osório e o Palácio Avenida