Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inscrições abertas

Fazenda Urbana tem em junho curso gratuito sobre Controle Alternativo de Pragas em Hortas Urbanas

Fazenda Urbana tem em junho curso gratuito sobre Controle Alternativo de Pragas em Hortas Urbanas. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Fazenda Urbana de Curitiba oferece, no próximo dia 26 de junho, das 13h30 às 16h30, um curso gratuito sobre Controle Alternativo de Pragas em Hortas Urbanas. O evento acontece na própria Fazenda Urbana, localizada na Av. Pref. Maurício Fruet, 1880, no Cajuru. São 15 vagas disponíveis e as inscrições são pelo site do Guia Curitiba

O objetivo do curso é capacitar os participantes a identificar as pragas mais comuns em hortas urbanas e seus inimigos naturais, além de apresentar técnicas de combate sustentáveis, como a confecção de caldas, extratos naturais e armadilhas.

A programação inclui duas horas de aula teórica, com apresentação de material didático, seguidas por uma hora de aula prática. Durante a parte prática, os participantes terão a oportunidade de instalar armadilhas, distribuir iscas e aplicar as caldas preparadas.

Os instrutores do curso serão Wilians dos Santos Silva, especialista em Agricultura Urbana e Agroecologia, e Gabriel Dalmazo, engenheiro agrônomo com experiência em Controle Biológico de Pragas.

Programação permanente

Fazenda Urbana oferece uma programação permanente de visitas livres, visitas guiadas e visitas agendadas para escolas, faculdades e outras instituições.

Visitas livres

A Fazenda está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para o público geral, com fechamento apenas no horário das 12h às 13h. Nesta modalidade, as pessoas podem circular livremente pelo espaço, porém sem acompanhamento dos técnicos.

Visitas agendadas

Devem ser solicitadas pelo e-mail fazendaurbana@curitiba.pr.gov.br, pois serão avaliadas, conforme intenção, projeto e disponibilidade. Nesta modalidade, se encaixam grupos específicos, como escolas, faculdades e instituições.

Visitas guiadas

As visitas guiadas acontecem todas as quartas-feiras, em períodos alternados. A programação acontece nos dias 12, das 9h30 às 10h30; 19, das 14h30 às 15h30; e no dia 26, das 9h30 às 10h30. 

Nestas visitas um técnico ou guia da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional apresentará o espaço e as práticas, abordando o Ciclo do Alimento, com informações sobre plantio e colheita. Os participantes terão a chance de explorar os diversos espaços de cultivo da Fazenda Urbana, que incluem uma variedade de frutas, legumes, verduras, ervas, temperos, chás e as chamadas PANCs - Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Além disso, serão apresentadas as estufas e a central de compostagem, complementando as diferentes etapas do ciclo alimentar. Nesta modalidade, as turmas tem o limite de até 25 pessoas. O tempo máximo da visita é de 45 minutos.

Como participar

As inscrições para os cursos e oficinas da Fazenda Urbana são feitas pelo Guia Curitiba. Basta fazer a busca com o nome do curso que deseja realizar.

De acordo com o gerente da Fazenda Urbana, Gabriel Dalmazo, para participar é preciso fazer a inscrição com antecedência e atender aos requisitos específicos de cada curso. “As vagas são limitadas e caso haja algum imprevisto e a pessoa não possa comparecer no dia do curso, solicitamos que cancele a inscrição para liberar a vaga para outro interessado”, salientou Gabriel.

Para visitas agendadas, enviar e-mail para fazendaurbana@curitiba.pr.gov.br. É sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais parceiras do projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.

 

Os cursos e oficinas realizados na Fazenda Urbana, fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Em alta