A Fazenda Urbana de Curitiba recebeu, na última segunda-feira (17/10), o prêmio do Pacto de Milão por ser destaque em inovar e promover a sustentabilidade na produção de alimentos no Brasil. O reconhecimento ao espaço da Prefeitura de Curitiba mostra que a gestão do prefeito Rafael Greca, através de ações do Vale do Pinhão, está no caminho certo de promover ações inovadoras de segurança alimentar que garantam melhor alimentação para todos os curitibanos, em especial as populações de baixa renda e em risco social.
Fazenda Urbana de Curitiba recebe prêmio do Pacto de Milão por inovar na produção de alimentos
Atualmente, a Rede de Segurança Alimentar de Curitiba é formada pelos 35 unidades de Armazéns da Família, 11 Sacolões da Família, 5 Restaurantes Populares, Fazenda Urbana, 145 hortas urbanas, 60 Jardins de Mel, 85 feiras e dois mercados (Municipal e Regional Cajuru). Também integra esta rede o programa Mesa Solidária, com seus atuais quaatro pontos e 800 mil refeições já distribuidas gratuitamente desde o início do trabalho em 2019.
Agricultura urbana
Vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Aliimentar e Nutricional (SMSAN), o programa de Agricultura Urbana de Curitiba é referência nacional ao promover a segurança alimentar e nutricional em toda a cidade, abrangendo hortas e fazenda urbana, engajamento comunitário, novas tecnologias, educação, consumo e produção sustentáveis, alimentação saudável para pessoas carentes e desenvolvimento socioeconômico.
Curitiba possui 145 hortas urbanas espalhadas por 157.500m², com 5.700 produtores envolvidos no plantio, beneficiando 17.900 pessoas. Localizada no bairro Cajuru, a Fazenda Urbana tem 4.435m² de espaço público para visitação e educação sobre cultivo.