Nesta segunda-feira (30/10), a Fazenda Urbana do Cajuru abriu as portas para um dia de imersão em alimentação consciente chamado Encontro de Agricultura Urbana e Periurbana. O evento marcou o encerramento do Mês da Alimentação Consciente, que promoveu uma série de ações e atividades ao longo de outubro.
Organizado pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), o encontro reuniu crianças, adultos, associações e membros da comunidade local em atividades que destacam a importância de uma alimentação saudável e sustentável.
Atividades
As atividades incluíram aulas de ginástica, oficinas sobre plantas medicinais, o potencial medicinal das árvores do bioma Mata Atlântica, o cultivo de mudas frutíferas, interação com a Família Folhas, preservação de sementes crioulas, receitas com ervas aromáticas e uma roda de conversa sobre sistemas agroflorestais.
O coordenador de projetos da ONG Gastromotiva, Leonardo Ghisolfi, 25 anos, participou do dia na Fazenda e levou a filha, Samia, de 1 ano e meio.
“Estou acostumando minha filha a mexer na terra desde cedo, o que é um hábito muito saudável. As crianças precisam disso”, disse Leonardo.
Luan Felipe Camargo Cunha, de 8 anos, estava animado com a turma da Escola Municipal Professora Donatilla Caron dos Anjos. “Estou aprendendo bastante aqui hoje”, afirmou o curitibinha.
Durante a oficina de ervas aromáticas a pensionista Vânia Maria Gregorovicz, 69 anos, vibrou com a oportunidade na Fazenda. “O dia está maravilhoso, muito agradável e de muito aprendizado”, ressaltou ela.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Luiz Gusi, destacou a importância do evento e da conscientização sobre a alimentação consciente. “Eventos como este são fundamentais para educar a comunidade sobre as escolhas alimentares e seu impacto não apenas na saúde individual, mas também no meio ambiente. A Fazenda Urbana de Curitiba é um espaço maravilhoso para aprendermos como podemos cultivar, colher e preparar alimentos de forma sustentável”, salientou o secretário.