Localizada no bairro Cajuru, a Fazenda Urbana de Curitiba é uma opção para quem busca um passeio diferente e educativo. Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o espaço não exige agendamento prévio, permitindo que moradores e visitantes explorem livremente os canteiros e conheçam de perto este exemplo de sustentabilidade, ecologia e Agricultura Urbana.
Cursos
Além das visitas livres, a Fazenda Urbana promove, neste mês de janeiro, dois cursos gratuitos voltados para quem deseja aprender técnicas de plantio e cultivo. Com 25 vagas em cada turma, as formações abordam temas como o plantio em pequenos espaços, utilizando vasos e hortas por capilaridade, e a criação de hortas urbanas.
Marcado para o dia 22 de janeiro, das 8h30 às 11h30, o curso de Plantio em Pequenos Espaços combina teoria e prática para ensinar como cultivar hortaliças, temperos e plantas aromáticas em ambientes domésticos com espaço limitado.
Já o segundo curso, Aprendendo a Fazer sua Horta Urbana, no dia 29 de janeiro, é dividido em duas partes: das 8h30 às 11h30 ocorre a parte teórica, enquanto das 13h30 às 16h30 os participantes aprendem técnicas práticas de preparo de canteiros, manejo de solo e colheita, com aulas realizadas na Fazenda Urbana.
Ambas as formações contam com a orientação dos instrutores Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo. Ainda há vagas para os cursos de janeiro. As inscrições são feitas pelo Guia Curitiba.
Espaço de convivência e aprendizado
Considerada um refúgio verde no coração da cidade, a Fazenda Urbana promove práticas agrícolas modernas e sustentáveis. A experiência combina aprendizado e conexão com a natureza, sendo ideal para famílias, estudantes e todos os interessados em trazer um pedacinho do campo para o ambiente urbano.
Nesta quarta-feira (15/1), o advogado Jonathas Silvestre Menezes, de 26 anos, aproveitou para conhecer o espaço enquanto a esposa fazia compras no Mercado Regional Cajuru, localizado em frente à Fazenda Urbana.
“Moro aqui perto e hoje pude vir conhecer. Gostei muito da organização dos canteiros e do cheiro dos temperos no ar, quero vir mais vezes”, destacou Jonathas.
O gerente da Fazenda Urbana, Gabriel Dalmazo, explicou o que os visitantes podem encontrar no local. “Aqui, as pessoas e famílias podem conhecer os cultivos, nossas estufas e o processo de compostagem. Também temos visitas guiadas, que acontecem todas as terças-feiras, em períodos alternados, além de várias capacitações que abordam o ciclo do alimento”, disse ele.
Visitas agendadas
Devem ser solicitadas pelo e-mail fazendaurbana@curitiba.pr.gov.br, pois serão avaliadas, conforme intenção, projeto e disponibilidade. Nesta modalidade, se encaixam grupos específicos, como escolas, faculdades e instituições.
Visitas guiadas
As visitas guiadas acontecem todas as quartas-feiras, em períodos alternados. A programação em janeiro acontece nos dias 21, das 9h às 10h, e 28, das 14h às 15h.
Nestas visitas um técnico ou guia da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional apresentará o espaço e as práticas, abordando o Ciclo do Alimento, com informações sobre plantio e colheita. Os participantes terão a chance de explorar os diversos espaços de cultivo da Fazenda Urbana, que incluem uma variedade de frutas, legumes, verduras, ervas, temperos, chás e as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (pancs).
Além disso, serão apresentadas as estufas e a central de compostagem, complementando as diferentes etapas do ciclo alimentar. Nesta modalidade, as turmas tem o limite de até 25 pessoas. O tempo máximo da visita é de 45 minutos.
Como participar
As inscrições para os cursos e oficinas da Fazenda Urbana são feitas pelo Guia Curitiba. Basta fazer a busca com o nome do curso que deseja realizar.
De acordo com o gerente da Fazenda Urbana, Gabriel Dalmazo, para participar é preciso fazer a inscrição com antecedência e atender aos requisitos específicos de cada curso. “As vagas são limitadas e caso haja algum imprevisto e a pessoa não possa comparecer no dia do curso, solicitamos que cancele a inscrição para liberar a vaga para outro interessado”, salientou Gabriel.
Para visitas agendadas, enviar e-mail para fazendaurbana@curitiba.pr.gov.br. É sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais parceiras do projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.
Serviço
Fazenda Urbana de Curitiba
Endereço: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 1.880, Cajuru
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Entrada gratuita
Cursos gratuitos: Informações e inscrições pelo Guia Curitiba.