O prefeito Rafael Greca lançou, nesta sexta-feira (10/3), a pedra fundamental para a implantação da segunda Fazenda Urbana da cidade, desta vez na CIC (a primeira fica no Cajuru). O evento faz parte da programação pelos 330 anos de Curitiba e aconteceu no Parque dos Tropeiros, local onde será instalada a nova Fazenda, prevista para 2024.
“Aqui será implantada a segunda Fazenda Urbana de Curitiba, mais um espaço aberto de cultivo dentro do conceito de sustentabilidade urbana e humana de Curitiba”, afirmou o prefeito. “Com agricultura sustentável, a Fazenda Urbana já está ajudando a educar a população sobre a importância da vida no campo, mostrando que o ato de semear é o primeiro estágio da cadeia alimentar”, completou Greca.
Como ato simbólico, estudantes participantes do programa Linhas do Conhecimento fizeram um plantio de mudas de araucária enxertada e erva-mate na futura área de Agrofloresta, local do parque reservado para Fazenda.
Na ocasião Greca também assinou um termo de cooperação para Cidades Mentoras da 2ª edição do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (Luppa).
Estrutura
Em uma área de aproximadamente 11.000m², a nova Fazenda Urbana será integrada ao Parque dos Tropeiros e contará com um laboratório para abelhas nativas sem ferrão, chamado Abelha LAB, com meliponário (abrigos de abelhas) para replicação de colmeias no bosque nativo, além de espaço para o manejo de mudas de araucárias, erva-mate e frutíferas nativas enxertadas.
Um Armazém da Família modelo, fundamentado com produtos da agricultura familiar, também se integra ao projeto, criando junto aos consumidores hábitos de boa alimentação, além de geração de renda nos cinturões verdes que circundam a metrópole.
A estrutura contará ainda com uma escola de Segurança Alimentar e Nutricional equipada com cozinha multifuncional e área para a compostagem, espaço de cultivo sustentável de alimentos, sede com áreas de administração, núcleo Regional da SMSAN, ecoworking, salas de aula e espaço para conferências e reuniões.
A proposta segue diretrizes da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) com suporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e das secretarias municipais de Obras Públicas (Smop) e do Meio Ambiente (SMMA) na implantação.
Integração metropolitana
A Fazenda Urbana do CIC pretende ser um centro de agricultura e sustentabilidade também para a região metropolitana a partir da CIC. De acordo com o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, a região conta com vários agricultores remanescentes e áreas de preservação ambiental que se misturam com a população urbana do bairro.
“Por meio de parcerias com universidades, startups, institutos, a Fazenda CIC será um campo demonstrativo de tecnologia que beneficiará hortelões comunitários, agricultores periurbanos e o mercado consumidor através da conscientização do ciclo do alimento nas escalas social e ambiental”, afirmou o secretário.
Presenças
Participaram do lançamento secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o vereador Pier Petruzziello, o chefe-geral da Embrapa Florestas, Erich Gomes Schaitza, a diretora do Instituto Comida do Amanhã, Juliana Tângari, e o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji Assahida.