Maior centro de atendimento à população em situação de rua de Curitiba, o Centro Intersetorial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua (FAS SOS) vai celebrar o seu primeiro ano de funcionamento, nesta quarta-feira (16/4). Para marcar a data, promoverá uma série de atividades especiais ao longo de todo o dia. A unidade, localizada na Av. Presidente Affonso Camargo, 177, no Jardim Botânico, em funcionamento desde 19 de janeiro de 2024, se tornou referência no acolhimento e assistência a essa população, reunindo em um mesmo espaço diversos serviços públicos.
A comemoração reunirá população atendida, servidores, parceiros e voluntários em um dia inteiro de atividades. Durante a manhã, a Casa de Passagem, que oferta acolhimento e funciona 24 horas por dia, convidará os acolhidos para fazer o mural participativo com o tema “O que a Casa representa pra você?”. A unidade, que funciona no segundo andar do prédio, estará decorada com o “Varal da autoestima”, com frases positivas e mensagens trocadas entre os usuários.
Os usuários do acolhimento também participarão de uma oficina de origami com criação do Tsuru, ave sagrada japonesa que simboliza saúde e felicidade, e poderão desfrutar de um almoço especial, com cardápio diferenciado.
À tarde, a programação continua com rodas de conversa, lanche especial, parabéns coletivo aos aniversariantes do mês e entrega de lembranças simbólicas.
Festa para todos
A grande festa para usuários, servidores e parceiros será à tarde e começará com a apresentação da Banda Lyra, da Fundação Cultural de Curitiba. Das 15h às 16h, será realizada a Feira dos Serviços, organizada pelos educadores sociais, com uma mostra das atividades oferecidas pela unidade. A feira trará fotos, dados quantitativos, jogos e ações que mostram o impacto do trabalho realizado nas áreas de assistência social, saúde, educação, segurança alimentar, emprego, cultura e cidadania.
Atendimento intersetorial
Com 3.490 m² distribuídos em três andares, a FAS SOS representa um modelo de atendimento intersetorial que vai além do atendimento emergencial. No local, pessoas em situação de rua têm acesso a serviços como pernoite, alimentação, higiene, atendimento médico e psicológico, capacitação profissional, inclusão em programas de trabalho e educação, além de suporte em políticas sobre drogas.
Desde a sua inauguração, a unidade realizou cerca de 60,5 mil atendimentos a pessoas que buscaram diversos serviços, principalmente na área da assistência social. No setor da saúde, foram registrados 3.902 atendimentos, e na área do trabalho, 1.203, com 111 pessoas contratadas com carteira assinada. Ao todo, 7.662 pessoas diferentes foram acolhidas pela FAS SOS nesse período.
O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan de Oliveira Rodrigues, que coordena o atendimento às pessoas em situação de rua em Curitiba, explica que a concentração de diversos serviços essenciais no mesmo endereço facilita o acesso e o acompanhamento técnico de cada pessoa assistida. O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares que atuam de forma integrada, considerando as múltiplas dimensões da situação de rua.
“Nossa proposta é oferecer mais do que acolhimento, é oferecer serviços que permitam a construção de caminhos para a superação da vulnerabilidade social, promovendo o acesso a direitos, dignidade e novas oportunidades de vida”, disse.
Serviços ofertados
Entre os serviços ofertados pela FAS SOS está o acolhimento 24 horas realizado na Casa de Passagem, que garante pernoite, alimentação, higiene pessoal e lavanderia, além de atendimento técnico, encaminhamento para trabalho, oficinas socioeducativas, culturais e recreativas.
O atendimento técnico especializado também é ofertado no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Centro POP), voltado à construção de planos individuais de reinserção social.
O Espaço do Trabalhador Curitibano atua na qualificação profissional e no encaminhamento dos usuários ao mercado de trabalho. Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua realiza atendimentos clínicos, exames, vacinação, curativos e ações de prevenção, além de encaminhamentos para comunidades terapêuticas e serviços relacionados à política sobre drogas.
A FAS SOS ainda promove atividades educativas, culturais, esportivas e recreativas, em parceria com diferentes secretarias municipais, e garante a segurança e o acolhimento dos usuários por meio do apoio da Guarda Municipal.
A estrutura conta ainda com biblioteca, salas para atendimento psicológico, refeitórios, áreas de convivência e ambientes destinados à realização de oficinas e cursos.