Dezessete mulheres de várias idades começaram nesta segunda-feira (4/3) o curso de Manutenção de Eletrodoméstico de Pequeno Porte promovido pela Fundação de Ação Social (FAS). As aulas são realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alto Boqueirão e fazem parte da programação exclusiva do programa Liceu de Ofícios e Inovação para o público feminino em março, quando se comemora do Dia Internacional da Mulher.
“É uma forma de homenagearmos o público feminino neste mês, quando teremos ainda palestras e vários mutirões de emprego com vagas exclusivas para as mulheres”, explica o diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues.
As ações, segundo o diretor, têm o objetivo de qualificar esse público e, com isto, aumentar as oportunidades de emprego no mercado de trabalho.
Segunda turma
Esta é a segunda turma do curso de Manutenção de Eletrodoméstico de Pequeno Porte desenvolvido em parceria com a Electrolux apenas para as mulheres. Durante as aulas, que serão realizadas diariamente até o proximo dia 15, das 8h às 12h, as alunas aprenderão sobre como fazer o diagnóstico e reparo de componentes mecânicos e elétricos de eletrodomésticos de pequeno porte, segundo o instrutor da Electrolux, João Rosa.
Entre os equipamentos disponíveis para as aulas estão panela elétrica, air fryer, ferro elétrico, liquidificador, lavadora de alta pressão e aspiradores de pó. As alunas poderão ainda levar seus eletrodomésticos estragados para as aulas práticas.
Embora seja realizado na Regional Boqueirão, a turma reúne mulheres de vários pontos da cidade e até mesmo do Litoral do Estado.
A analista de Treinamento da Electrolux Taís Ramlow explicou que a empresa possui uma longa parceria com a Prefeitura para qualificação profissional de homens, mas que neste momento quer incentivar o interesse do público feminino, em função da falta de mão de obra no mercado.
“Esse curso é muito importante e todas as mulheres que o concluírem poderão cadastrar currículos na Electrolux, pois existe a chance de serem contratadas por empresas prestadoras de serviços autorizadas da marca”, ressaltou.
Oportunidade
Moni Tchelli Gonçalvez Poli, 27 anos, faz parte da nova turma. Mãe de quatro filhos, com idades de 1 a 10 anos, ela quer aprender uma nova profissão que possa lhe garantir um futuro melhor.
“Essa está sendo uma grande oportunidade de aprender. Se fosse para eu pagar, não teria condições”, comentou Moni, que atualmente ajuda o marido no serviço de jardinagem.
Ela decidiu se matricular no curso pois já tem experiência em fazer alguns serviços em casa, como a troca de chuveiro, lâmpada e tomada.
Antes do início do curso, as mulheres participaram do programa Mobiliza, também desenvolvido pela FAS, e que busca a integração para o mundo do trabalho, por meio de palestras de sensibilização e oficinas comportamentais com foco no despertar do potencial e o fortalecimento da empregabilidade das pessoas atendidas.