Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Qualificação de equipe

FAS inicia treinamento de novos educadores sociais aprovados em concurso público

FAS inicia capacitação de novos educadores sociais aprovados em concurso público. Foto: Sandra Lima/FAS

A Fundação de Ação Social (FAS) deu início nesta segunda-feira (1/4) ao processo de capacitação dos 53 novos educadores sociais aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de Curitiba em 2022. O treinamento vai até esta quarta-feira (3/4), na sede da instituição, no Campo Comprido.

Os recém-empossados já estão trabalhando no atendimento a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, distribuídos nas dez regionais da cidade.

No primeiro dia de capacitação, os profissionais receberam informações sobre a FAS, questões de Recursos Humanos, além de participarem de apresentações sobre os princípios da Administração Pública e o histórico da assistência social no país, incluindo normativas e políticas sociais.

Anderson Cristian Walter, chefe de gabinete da FAS, deu as boas-vindas ao grupo e ressaltou a importância da fundação no atendimento às pessoas em vulnerabilidade social em Curitiba. “A FAS é responsável pela política da assistência social e faz a articulação com as outras políticas do município, além de coordenar a do trabalho e emprego, importante 'porta de saída' para as pessoas que buscam superar condições de vulnerabilidade”, disse.

Organização

A capacitação continua nesta terça-feira (2/4), com apresentações sobre a organização do trabalho nas áreas de planejamento, atendimento a pessoas em situação de rua e vítimas de violações de direitos. Os novos educadores também conhecerão as ações e programas de prevenção de vulnerabilidades, assim como a estrutura da política de trabalho na capital.

No último dia de treinamento, na quarta, os educadores realizarão visitas a diferentes equipamentos da assistência social, como Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e unidades de acolhimento, principalmente de pessoas em situação de rua.

Em campo

Felipe Schnaider, 30 anos, faz parte do novo grupo de profissionais da FAS que tomaram posse no último dia 23. Formado em edificações, ele faz parte da equipe do Cras Santa Rita, na Regional Tatuquara.

“Minha expectativa é a melhor possível, quero fazer novas capacitações para estar ainda mais preparado para desempenhar minha função de servidor público”, comentou Felipe.

Eduardo Cardoso da Silva, 32 anos, conta que fez o concurso para acompanhar e incentivar a mãe, que também se inscreveu para a seleção. “Eu me sinto gratificado por estar na FAS, um trabalho diferente do que eu fazia, mas que atende pessoas que realmente precisam de apoio”, contou ele, que também está lotado na Regional Tatuquara.

Em alta