Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Qualificação

FAS forma 24 novos cuidadores de idosos com prioridade de contratação em ILPIs

Encerramento Curso Cuidador de Idosos. Foto: Sandra Lima

A Fundação de Ação Social (FAS) entregou nesta quinta-feira (13/4) os certificados de conclusão do curso gratuito de cuidador de idosos do programa Liceu de Ofícios, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os 24 formandos terão prioridade na contratação pelas instituições de longa permanência (ILPIs) que fazem parte do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), órgão que aprova a destinação de recursos para custear o curso.

O evento contou com a presença das supervisoras da FAS nas regionais Matriz e Santa Felicidade, Zeila Plath Oliveira da Silva e Valdirene Pires Alves Pires, respectivamente, da coordenadora da FAS Trabalho, Elia Stupp, e do técnico de Relações com o Mercado do Senac, Everson Souza.

“Hoje a FAS é o principal cliente do Senac, trabalhamos diariamente para buscar soluções para o treinamento de pessoas atendidas pela fundação, promovendo qualificação profissional e oportunidade para que vocês entrem no mercado de trabalho”, disse Everson, que desejou sucesso a todo o grupo.

Oportunidade

Dos 24 formandos, quatro já estão trabalhando na área. Ester Soares Brito, 24 anos, foi contratada por uma empresa como home care ainda durante o curso. “Está sendo muito gratificante ter feito o curso e estar trabalhando”, contou.

Ester gostou tanto da área que começou a fazer o curso de técnico de enfermagem e pretende, futuramente, trabalhar em hospitais.

A venezuelana Luisangelis Jimenez Muscaneri, 46 anos, também é uma das novas formandas do curso. Mãe de três filhos e morando há quatro anos no Brasil, ela agradeceu a FAS pela oportunidade e pelo carinho dos professores.

“A gente tem a FAS no coração, eles fazem um grande favor para a comunidade”, disse. Luisangelis acredita que, ao se formar, terá a oportunidade de retribuir o que recebeu trabalhando para pessoas idosas.

“Ser cuidador do idoso é ser embaixador do amor, é ser ouvinte dessas pessoas que muitas vezes não têm com quem conversar. Temos que reconhecer o quanto os idosos são importantes para nós”, comentou Luisangelis.

Sônia Maria Nogueira Dias, 57 anos, também recebeu o certificado de conclusão do curso e pretende trabalhar na área. “Eu sempre vendi joias, nunca imaginei que em um momento eu trabalharia com idosos, mas me identifiquei com o curso”, disse. Sônia.

Marilene Serino de Miranda, 32 anos, é técnica de enfermagem e decidiu fazer o curso de cuidador de idosos porque acredita que ele vai agregar em sua carreira profissional. “Eu acho que vou trabalhar como home care, que é o atendimento nas casas de pacientes, mas eu também estou disponível para trabalhar nos hospitais ou onde houver a oportunidade.”

Nova turma

A FAS está com inscrições abertas para mais uma turma do curso gratuito de cuidador de idosos. As aulas serão presenciais e começam na próxima segunda-feira (17/4), no Clube da Gente Tatuquara (Rua Evelázio Augusto Bley, 151). São oferecidas 25 vagas.

Os interessados devem fazer as inscrições até o próximo domingo (16/4) pelo portal Aprendere. O curso, que faz parte do programa Liceu de Ofícios, terá 160 horas de aulas, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Podem se inscrever pessoas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo.

O curso de cuidador de idoso foi lançado pela FAS em agosto de 2021 e desde então ofereceu 300 vagas em 12 turmas. Até março de 2024, outras 250 vagas serão abertas em dez novas turmas.


 

Em alta