Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Referência nacional

FAS celebra 32 anos com modernização e foco na prevenção da vulnerabilidade social

Entrega de novas vans. Foto Sandra Lima

A Fundação de Ação Social (FAS) comemora nesta terça-feira (29/4) seus 32 anos de trabalho dedicados à proteção social, promoção da cidadania e garantia de direitos para milhares de curitibanos em situação de vulnerabilidade. Fundada em 1993 por iniciativa da então primeira-dama Margarita Sansone, a FAS consolidou-se como referência nacional em políticas públicas de assistência social.

Pioneira em diversas frentes — muitas delas implementadas antes mesmo de serem exigidas por legislação federal —, a fundação tem atuação decisiva na vida de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência, idosos, pessoas com deficiência, migrantes e o público LGBTI+.

Entre 2017 e julho de 2024, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) atenderam 222.606 pessoas com histórico de violações de direitos. Já os 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), porta de entrada da rede, realizaram mais de 2,7 milhões de atendimentos a famílias, facilitando o acesso a serviços como o Cadastro Único e benefícios como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Vale Gás.

Rede integrada

De acordo com o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, o trabalho da fundação é executado por uma rede integrada de 100 unidades, com equipes compostas por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, educadores e outros profissionais.

“A FAS é mais do que uma instituição de assistência social, ela é uma ponte entre a vulnerabilidade e a dignidade. Nossos profissionais atuam com excelência e sensibilidade, transformando realidades diariamente”, afirma Renan.

Prevenção e avanços

A atual gestão prioriza a prevenção da vulnerabilidade social por meio do fortalecimento dos Cras e da modernização de processos e estruturas. Um dos destaques é a implementação do sistema informatizado ConecteFAS, que melhora o acompanhamento e a gestão de dados dos atendimentos.

Outro avanço importante foi a renovação da frota de veículos para abordagem social. Agora, 23 vans modelo Scudo, incluindo duas adaptadas para pessoas com deficiência, substituem as antigas Kombis usadas desde os primeiros anos da fundação.

A FAS também retomou os Espaços de Estudo, iniciativa voltada à formação contínua das equipes. Os encontros, semanais ou quinzenais, promovem a construção coletiva do conhecimento, planejamento das unidades e disseminação de boas práticas.

“A retomada dos Espaços de Estudo é uma das metas do nosso Plano Municipal de Educação Permanente. Queremos que nossos servidores tenham tempo e estrutura para refletir, aprender e aprimorar suas práticas com foco total na qualidade do atendimento à população”, destaca o presidente.

Em março, foi lançada ainda a nova edição do programa FAS para Elas (2025-2028), voltado ao apoio e capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade. A meta é beneficiar 900 mulheres com qualificação e aumento da empregabilidade.

Histórias que inspiram

A trajetória da FAS pode ser percebida na vida de pessoas como Marisa Carina Soares dos Santos, 42 anos, moradora da Vila Pantanal. Desde 2019, ela recebe atendimento da equipe do Cras Iguape, onde encontrou apoio em momentos importantes. Ao longo dos anos, recebeu auxílio com alimentação e vale-transporte para garantir o tratamento médico do filho.

Marisa também participou do programa FAS para Elas, uma experiência que considera transformadora. “Para mim, foi muito bom, principalmente para minha autoestima e para a comunicação. Eu não falava com pessoas estranhas, e hoje já não tenho mais esse problema”, conta.

A vivência foi tão positiva que Marisa incentivou a filha, de 24 anos, a participar também. “Para ela foi melhor ainda. Depois do programa, começou a trabalhar em uma rede de supermercados e, hoje, está na Rumo, uma das operadoras da malha ferroviária do país. A FAS sempre foi muito importante para a minha família. O que mais me marca é a forma como somos atendidas, sempre com acolhimento e respeito.”

Outra história de superação é a de Maria Nasidir Zancanella, 66 anos, moradora do Alto Boqueirão. Ela participa das atividades de yoga, canto e artesanato no Centro de Atividades para Pessoas Idosas (Cati) Boqueirão, além de integrar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Atendida há cinco anos na unidade, Maria relembra como o apoio da FAS foi importante em sua recuperação emocional. “Eu estava passando por uma fase bem difícil, com depressão, tomava remédio. Fui ao Cras fazer um cadastro da minha filha e fui incentivada a participar das atividades. Comecei a vir toda quarta-feira e até hoje estou aqui. Graças a Deus hoje não preciso mais de medicação”, comemora.

Parcerias

As conquistas da FAS também refletem seu trabalho articulado com outras áreas da Prefeitura de Curitiba e instituições parceiras, em ações que envolvem saúde, segurança alimentar, educação, trabalho, habitação, juventude, meio ambiente e defesa social.

“O sucesso da FAS é coletivo. Trabalhamos em rede, com diálogo constante entre as políticas públicas, sempre colocando o ser humano no centro das decisões. Celebrar 32 anos é reafirmar nosso compromisso com uma cidade mais justa, inclusiva e solidária”, diz o presidente.