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Alfabetização tecnológica

Farol Móvel permite a criação de cenários de investigação e descobertas

Estações pedagógicas Farol Móvel, no CMEI Estrela. Curitiba, 29/03/2022. Foto: Levy Ferreira/SMCS

 

Cabana com dinossauros, livros, investigação no jardim com lupa, materiais para desenho. Tudo isso faz parte de um dia de atividades com o Farol Móvel, equipamento que começou a chegar aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Prefeitura.

Os Faróis Móveis foram concebidos como uma extensão do projeto dos Faróis do Saber e Inovação, que são oficinas maker com impressoras 3D.

A versão móvel é um carrinho em forma de farol que pode circular pelas salas das unidades com impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado, entre outros itens.

No CMEI Estrela, na Fazendinha, Lorenzo César de Jesus, do pré, é fã de dinossauros e quis colocar a mão na massa para aprender mais sobre como eles viviam. “Foi muito divertido”, conta o menino.

As professoras do CMEI prepararam uma cabana com dinossauros. Na ambientação foram usados galhos, folhas, troncos, dinossauros de brinquedo, livros de pesquisa sobre o tema, óculos de realidade virtual, projeção de sons e imagens dos animais, mesa de luz e lanternas.

Em outro cenário, havia livros, almofadas, tecidos, mesa e cadeiras com pranchetas, papéis e lápis de cor para desenho e escrita. Em outro ambiente, notebooks, microscópio de mão e pranchetas. Até o Jardim de Mel da unidade foi aproveitado. Ferramentas de jardinagem, microscópio, lupas, microscópio de mão, entre outros itens, aguçaram a curiosidade das crianças, que foram olhar as formigas e as abelhas com lupa.

Mais equipamentos

A Secretaria Municipal da Educação continua com as entregas dos Faróis Móveis para as demais unidades ao longo dos próximos meses.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que a iniciativa apoia a alfabetização científica e tecnológica das crianças na educação infantil. Segundo a secretária, eles representam espaços de pesquisa, inovação e criatividade, democratizando as tecnologias digitais e a busca por uma educação inovadora e conectada.

Para a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino, as possibilidades de trabalho pedagógico são inúmeras. “Os professores recebem formação específica sobre os Faróis Móveis e planejam as propostas considerando os diferentes espaços e a escuta das crianças", comenta.

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