Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
42ªOficina de Música de Curitiba

Famílias se encantam com As Quatro Estações no Jardim Botânico

Quarteto de cordas apresentou "As Quatro Estações" no Jardim Botânico. Na foto, Isabela Feldhaus, que veio de Ipiranga, no interior do Paraná, com sua família. Curitiba, 25/01/2025. FOTO: Cido Marquez/FCC


Um dos cartões-postais mais icônicos de Curitiba, o Jardim Botânico foi o cenário de um espetáculo da 42ª Oficina de Música de Curitiba na manhã ensolarada deste sábado (25). A Galeria das Quatro Estações, localizada atrás da famosa estufa, tornou-se um palco especial para um mini concerto que atraiu famílias, turistas e amantes da música clássica. Confira a programação deste fim de semana AQUI

O quarteto de cordas, formado por Dan Tolomony e Paulo Hubner nos violinos, Guilherme Santana na viola e Mauricio Fietz no violoncelo, apresentou As Quatro Estações, do compositor italiano Antonio Vivaldi.

Dan Tolomony, um dos músicos, destacou a atmosfera da Oficina de Música. "O clima da Oficina de Música é isso: música em todos os lugares. Já fui aluno antes de trabalhar na Camerata, e é uma coisa linda esse período, com muitos alunos, professores de fora e espaços para músicos locais também apresentarem seus trabalhos."

Entre o público, estava Isabela Feldhaus, que veio de Ipiranga, no interior do Paraná, visitar Curitiba com a família. Ela está aproveitando a programação da Oficina com a avó, Neida, de 84 anos, e a mãe, Guilhermina. “Acessibilidade a cultura precisa acontecer, trazer para nossa realidade, mostrar para criança, para pessoa idosa. isso agrega ao nosso ser, a nossa alma. Já estamos programando a próximas apresentações que queremos ir”.

"As crianças adoraram, e foi uma experiência que vamos lembrar para sempre.", finalizou a mãe, Guilhermina.

Moradores locais também aproveitaram a programação. Leonardo Gomes da Cruz, acompanhado das irmãs Graciane da Silva Freitas e Kauane Alves da Silva Freitas, elogiou a iniciativa. "É uma oportunidade incrível de aproximar as pessoas da música erudita em um ambiente ao ar livre."

O concerto faz parte da Oficina Verde, uma das vertentes da tradicional Oficina de Música de Curitiba, que alia cultura e sustentabilidade. Eduardo Borges, que acompanha as atividades da Oficina Verde, comentou: 

"Tenho acompanhado a programação e amanhã quero participar da bicicletada. A música tem o poder de transformar lugares e pessoas. Quando aliamos isso à natureza, temos um encontro perfeito entre arte e vida."

Próximos eventos

O próximo concerto no Jardim Botânico acontece no sábado (1º/2), às 11h, no mesmo local, com entrada gratuita. A expectativa é de mais um grande público. 

Além disso, a 42ª Oficina de Música de Curitiba oferece uma programação intensa neste fim de semana, com 35 apresentações espalhadas pela cidade, sendo 27 gratuitas. São espetáculos para todos os gostos e idades, com atrações especialmente voltadas para as crianças. Confira a programação deste fim de semana AQUI

A 42ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Hard Rock Cafe e Bicicletaria Cultural.