Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cohab Solar

Famílias são reassentadas em casas novas na Cidade Industrial de Curitiba

Famílias reassentadas de área de risco, recebem onze casas pela COHAB, no Conjunto Moradias Arroio, na CIC. Na foto, a moradora Gislaine da Silva, com sua filha. Curitiba, 09/02/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Mais 11 famílias que viviam em locais de risco foram reassentadas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Os moradores foram transferidos de situação precária na Vila Leão, no Novo Mundo, para novas casas construídas no Moradias Arroio, na CIC.

Equipadas com painéis fotovoltaicos, as novas moradias fazem parte do projeto Cohab Solar. Com essa entrega, chega a 117 o número de unidades habitacionais que utilizam energia não poluente e ajudam os moradores a economizar nas contas de luz.

Além de beneficiar diretamente as famílias transferidas, o reassentamento vai permitir que a Cohab promova a urbanização da Vila Leão, com a abertura de rua, execução de pavimentação, drenagem, iluminação, redes de drenagem, esgoto e recuperação ambiental. O projeto representa investimentos de R$ 2,9 milhões do orçamento municipal.

“Habitação popular não é só construir e regularizar moradias e terrenos. A Cohab também garante a infraestrutura adequada ao bem-estar da população atendida. O prefeito Rafael Greca disponibilizou recursos próprios do município para viabilizar essa intervenção.”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

 

 

Recomeço

A vendedora Gislaine da Silva, 29 anos, viveu por seis em uma moradia frágil na Vila Leão, com um casal de filhos. Nessa semana, ela foi transferida para um sobrado novo no Moradias Arroio, e espera que isso seja um recomeço na vida da família.

“Era uma casa de duas peças, entrava muita água quando dava enchente, foram anos de dificuldade. Aqui é bem melhor. As crianças têm um quarto delas, a casa é boa. Para mim é um recomeço, por isso nem trouxe nada da casa antiga. Quero tudo novo”, afirma Gislaine.

Outra beneficiada com casa nova no Moradias Arroio é a trabalhadora da reciclagem Maria de Lurdes, 60 anos. Após 12 anos convivendo com enchentes e diversos móveis perdidos na Vila Leão, ela agora passa a viver em segurança, com um imóvel regular perante o município.

“Eu estou muito contente, porque é algo que eu nunca tive. Uma casa em meu nome, uma casa boa. Vou esquecer de todo o passado e vou pensar só no presente, no que vem pela frente. É uma vida nova, sou muito agradecida por isso”, ressalta Maria de Lurdes.

 

Curitiba Mais Energia

Implantado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), o Cohab Solar integra o programa Curitiba Mais Energia, que visa incentivar o uso de energias renováveis, com objetivo de contribuir com as metas internacionais de enfrentamento do aquecimento global.

Os painéis fotovoltaicos são feitos de vidro e silício. O equipamento capta a radiação solar e envia para um conversor que a transforma em energia elétrica para o uso doméstico.

A economia para as famílias é de até 80% nas contas de luz e além do benefício financeiro, as placas representam geração de energia sustentável e sem impacto ambiental.