Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Chave na mão

Famílias inscritas na Cohab recebem novos apartamentos no Santa Cândida

O conjunto residencial Ville Provence (Santa Cândida), ofertado para a fila da Cohab, foi entregue em maio. Curitiba, 20/05/2021. Foto: Divulgação/Cohab

 

Foram cinco anos de espera entre a inscrição na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e a entrega das chaves do sonhado imóvel próprio. A auxiliar de escritório Katielli Cristine Pereira, 36 anos, faz parte das 30 famílias inscritas na Cohab com renda entre R$ 1,6 mil e R$ 4 mil que foram contempladas em maio com apartamentos no Santa Cândida.

“A espera vale a pena. Uma alegria muito grande ter o meu primeiro imóvel, é como um recomeço na vida. Gostei bastante do conjunto e da região. Agora aos poucos vou arrumar o apartamento e deixar com a minha cara”, diz Katielli, que morava com os pais na CIC e usou o FGTS para abater do valor da entrada.

As unidades habitacionais de dois quartos fazem parte do Residencial Ville Provence, conjunto com 140 unidades construído na Rua Fábio Fanuchi, no Santa Cândida.

“Mesmo em meio a escassez de investimentos federais, estamos fazendo a fila da Cohab andar. Os inscritos estão sendo convocados para moradias construídas em parceria com a iniciativa privada. São imóveis comercializados por valores acessíveis para que as famílias saiam do aluguel ou deixem de viver de favor”, destaca o prefeito Rafael Greca.

Parcerias

As parcerias da Cohab com a iniciativa privada têm por objetivo viabilizar a construção de empreendimentos de Habitação de Interesse Social. “O município se compromete a promover benefícios fiscais e incentivos urbanísticos que reduzem o custo das unidades e as tornam acessíveis para uma parcela maior da população”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Entre os benefícios fiscais estão a isenção de ITBI para a transferência da área adquirida para a construção do empreendimento, isenção de IPTU durante o período de obra e isenção de ISS da execução da obra.

Um decreto municipal estabeleceu áreas da cidade nas quais, em parceria com a Cohab, o empreendimento pode receber incentivos urbanísticos que permitem um adensamento maior dos conjuntos, por se tratar de Habitação de Interesse Social.

Os contemplados com apartamentos no Ville Provence ficaram isentos do pagamento do Registro de Imóveis e do ITBI, o que configura uma boa economia para as famílias, que também puderam parcelar o valor da entrada, além de utilizar o FGTS para quitar o imóvel ou como entrada e desta forma diminuir o valor das prestações. O financiamento pode ser feito em até 30 anos, desde que a idade do comprador não ultrapasse 80 anos no fim do contrato.

Ville Provence

O conjunto conta com vagas de estacionamento, churrasqueiras ao ar livre, espaço fitness, parquinho infantil e bicicletário. A região é bem servida por linhas de ônibus, comércio e equipamentos públicos.

A assistente administrativa Diene Javarini, 30 anos, decidiu se inscrever na Cohab em 2016. Após cinco anos e uma convocação que não havia dado certo, ela foi chamada para adquirir um dos apartamentos do Ville Provence. “As condições ofertadas foram boas, usei meu FGTS e as prestações couberam no orçamento”, conta.

Atualmente vive com a mãe em uma casa no Bairro Alto e já prepara a mudança para o novo apartamento. “Participei da vistoria antes de assinar o contrato e gostei bastante do conjunto. Pretendo me mudar no mês que vem. Estou muito feliz com a conquista”, comemora Diene.