Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Cajuru

Famílias em situação de risco vão se mudar para casas seguras na Vila Acrópole

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) trabalha na construção de unidades habitacionais no Prado Velho e Cajuru. - Na imagem Moradias Acrópole, Cajuru. Curitiba, 03/04/2019. Foto: Rafael Silva

A família do atendente Alexandro da Costa, 20 anos, e da recicladora Dayane dos Santos, 24, está contando os dias para receber as chaves da casa nova. Moradores irregulares da área de preservação do Rio Atuba, são uma das 23 famílias a serem transferidas para os 23 novos sobrados construídos pela Cohab, na Vila Acrópole, no Cajuru.

“Nós temos dois filhos pequenos e aqui é muito complicado viver com criança. Tem muito mato, sujeira, falta água. Na casa nova vai ser tudo melhor”, conta Dayane.

Atualmente, o casal mora em uma casa precária de madeira, colada às margens do rio. O novo sobrado já está pronto, aguardando apenas a ligação de luz, pela Copel. A previsão da mudança é até o final de maio.

Projeto

Com investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida da Prefeitura que somados chegam a R$ 19,6 milhões, a intervenção da Cohab na Vila Acrópole beneficiou 1.292 famílias residentes no local.

A construção dos 23 sobrados finaliza o reassentamento de 192 famílias que viviam precariamente – das quais 112 estavam em área de preservação e outras 80 foram relocadas para desadensamento e adequações no sistema viário formado por becos e vielas.

As famílias que estão em locais sem restrições habitacionais foram beneficiadas com obras para melhorar a infraestrutura do local, com a implantação de 4,7 km de pavimentação asfáltica; 9,2 km de redes de drenagem; e 11,3 km de redes de água e esgoto. Também receberão as escrituras de propriedade de seus terrenos.

Os locais desocupados receberam obras de recuperação ambiental, com a implantação de ciclovia, canchas esportivas, plantio de grama e mudas de árvores.

“Este projeto engloba diversas frentes de atuação, pois temos a construção de novas moradias, titulação das famílias, obras de urbanização, trabalho social com os moradores envolvidos e a recuperação ambiental da área degradada”, destaca o presidente da Cohab José Lupion Neto.

Em alta